Calouros de Odontologia observam, nas clínicas, rotina profissional

A observação na clínica já despertou, na acadêmica, a vontade de fazer estágio
A Clínica Odontológica da UNIGRAN completou um ano de existência no dia 4 de maio deste ano e, além das oportunidades de atendimento à comunidade - cerca de 250 por semana -, proporciona, aos alunos do ID_CURSO, acompanhar o exercício da profissão desde o primeiro semestre, por meio dos estágios observacionais. Camila Estarópoli Ramos Zeuli, coordenadora do ID_CURSO de Odontologia, considera que os benefícios da realização desses estágios são inúmeros. “Geralmente quando o aluno ingressa numa faculdade não consegue assimilar os conteúdos abordados nas disciplinas básicas às disciplinas específicas e clínicas, mesmo que ocorra o empenho dos professores nesse sentido. O estágio supervisionado desenvolvido com eles, já no início do ID_CURSO, nas clínicas odontológicas, proporciona uma introdução à Odontologia, aproximando-os da rotina da futura profissão que escolheram”. Com isso, a coordenadora acredita que os acadêmicos tornam-se mais responsáveis ao descobrirem que os conteúdos teóricos abordados em sala de aula fundamentam a prática. “Em três meses de aula, eu já tive a chance de conhecer praticamente o dia-a-dia de um dentista. Esse estágio é muito é importante, é o nosso primeiro contato com a profissão e com os pacientes; motiva e nos deixa mais interessados e, principalmente, nos ajuda e dá certeza quanto a nossa profissão”, afirma a aluna Taíse Fernanda Martelli, do primeiro semestre. A estudante diz que gosta tanto dessa iniciativa do ID_CURSO, que já está tentando encontrar um estágio fora da faculdade “só para aumentar os contatos” com a profissão. Atendimento à comunidade Todo paciente, para ser atendido nas Clínicas Odontológicas Multidisciplinares, precisa passar pelas disciplinas de Clínica de Diagnóstico Bucal I e II. Nessa primeira etapa, ele recebe orientação de higiene bucal e instruções gerais sobre o atendimento do ID_CURSO. A partir daí, acadêmicos do 5º e 6º semestres, sob a supervisão dos professores, identificam quais as necessidades de tratamento bucal do paciente. A clínica fica na rua Balbina de Matos, no Bloco 9, da UNIGRAN e o telefone é (67) 3411-4233. (AF/CM)