Simpósio de Serviço Social começa nesta terça-feira

A UNIGRAN promove entre os dias 25 a 28 de maio o VII Simpósio do ID_CURSO de Serviço Social, que nesta edição tem como tema “Lutas Sociais e Exercício no Contexto da Crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético Político Profissional”. Com a organização dos acadêmicos e coordenação do ID_CURSO, o evento tem na programação palestras com profissionais renomados da área, que durante três noites vão debater temáticas que envolvem a homofobia, racismo, lutas sociais e estágio acadêmico, além de promover trabalhos em grupos acadêmicos. Os temas do Simpósio são voltados para as lutas sociais e profissionais, embora irão também se estender para áreas da psicologia e do direito, de forma a discutir o envolvimento da sociedade no meio ambiente de trabalho, sua jornada, rotina, direitos e deveres. A programação terá na abertura do Simpósio, que será realizada às 19h30, no salão de eventos, a palestra “Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social”, a ser proferido pela professora Vera Lúcia Tieko Suguihiro, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela irá abordar sobre as contribuições das lutas sociais e o exercício profissional no contexto da crise do capital. Já na quarta-feira, dia 26, o evento será realizado no auditório do bloco I e terá mesa redonda com o tema “Homofobia, racismo e patriarcado na sociabilidade capitalista: a superação do preconceito como desafio ético-político do serviço social”. Participam desta mesa os professores Robson Moraes (direito), Rosimeire Martins (psicologia), e Quézia de Sena (serviço social). Quem coordenará os trabalhos será a professora Luciana Shirley Zanella. No dia 27 de maio (quinta-feira) a temática em discussão será relacionada ao campo de estágio, a ser debatido pela coordenadora do ID_CURSO Maria Madalena Marques. Acadêmicos do 7º semestre farão apresentações sobre suas experiências nos estágios. Para o encerramento do evento, no dia 28, haverá formação de grupos de trabalho para discutir a formação e impactos do trabalho profissional e os desafios ético-político do serviço social. Eles vão debater estes assuntos dentro das seguintes temáticas: “Condições de trabalho”, “Tendência da política social no contexto atual”, “Feminismo, marxismo e serviço social” e “Precarização da formação e impactos para o trabalho profissional”. (FV)