Dia do Assistente Social é marcado com palestra

Souza defende a necessidade do profissional investigativo, crítico e propositivo
Para comemorar o dia do Assistente Social (15 de maio), a coordenação do ID_CURSO, em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da 21ª Região, proporcionou aos acadêmicos, na noite do dia 14/05, a palestra "Os desafios teóricos, éticos e políticos do Serviço Social nas instituições hoje", proferida pelo professor o Prof. Marcos Francisco de Souza. O evento aconteceu no anfiteatro do bloco I e reuniu acadêmicos e profissionais da área. Em sua fala, Souza fez um retrospecto histórico, assinalando as transformações que ocorrem na sociedade e pontuando como o Assistente Social deve acompanhar as mudanças para poder estar constantemente atendendo a população de forma segura, baseado num instrumental teórico e visualizando a prática. “O palestrante mostrou que é importante não somente ter o conhecimento e domínio de leis específicas da área social e de outras obras que norteiam e nos dão base para a atuação profissional. Segundo ele, é preciso, também, através da prática profissional, produzir novos conhecimentos”, afirma a coordenadora do ID_CURSO, professora Maria Madalena Marques. Souza também assinalou a importância de registrar tecnicamente, pesquisar, publicar e escrever sobre toda atuação profissional, produzindo novos conhecimentos para a área. Ele aposta no profissional investigativo, crítico e propositivo. “Esse profissional deve ter, bem claro, qual é o projeto ético político da profissão, para que possa atuar de forma ética em qualquer espaço sócio-ocupacional em que estiver trabalhando”, enfatiza. Marcos Francisco de Souza é Assistente Social do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, mestre em política social, ex-professor substituto do departamento de serviço social da Universidade de Brasília, ex-perito social da justiça federal, ex-pesquisador do grupo de estudo e pesquisa sobre criminalidade (CRIMINA) e, atualmente, coordenador de ID_CURSOs sobre relatórios e pareceres sociais, nos quais também ministra aulas. (CM)