Núcleo de nutrição oferece tratamento eficaz à comunidade

Paciente aposta no controle de peso para melDATA_HORAr a qualidade de vida
Nos últimos seis anos o Núcleo de Nutrição tem atendido a comunidade e também alunos e funcionários da UNIGRAN. Os tratamentos de reeducação alimentar e específicos para pacientes com doenças como diabetes, hipertensão, doenças renais e cardíacas são realizados sem custo para os frequentadores do Núcleo. Os pacientes que necessitam de um programa nutricional são primeiramente encaminhados para o Núcleo de Serviço Social, onde agendam as consultas e os horários para o tratamento. Depois disso, eles são atendidos pelos estagiários do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN que, acompanhados pelos professores, fazem o levantamento dos dados do paciente e do motivo que o levou a buscar o tratamento. A coordenadora do Núcleo de Nutrição, Mariane Moreira Ramiro, conta que o primeiro passo é conhecer bem esse paciente, principalmente seus hábitos alimentares. “A realização desse primeiro contato é fundamental, pois, assim fica mais fácil ver qual será o ID_TIPO de tratamento mais adequado para, em seguida, montarmos um cardápio específico para essa pessoa”, explica. Segundo a nutricionista, logo que o cardápio é escolhido, o paciente pode ter acesso a uma alimentação saudável baseada na pirâmide alimentar, uma forma de organizar os alimentos levando em consideração o seu papel na quantidade de calorias necessárias à alimentação saudável e controlada. Maria Aparecida da Costa é paciente desde 2008 e conta que nunca imaginou fazer um tratamento nutricional para controlar seu problema. “Uma amiga me indicou e, logo que comecei fazer o tratamento, o resultado foi bastante imediato. Eu não podia nem trabalhar por conta da minha pressão que sempre estava alta” diz, comemorando o fato de já ter voltado à vida ativa. Já Carlos Ronaldo da Costa Filho buscou tratamento para emagrecimento. “Estava com 107 kg, e já perdi 7 kg em dois meses. Estou muito satisfeito, recomendo a todos que precisam”, diz ele. O Núcleo de Nutrição, além de ajudar pessoas que não têm condições financeiras para um atendimento particular, auxilia os alunos que estão no último ano do ID_CURSO a adquirirem experiência na profissão. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4214. (AF/CM)