Medicina Veterinária oferece atendimento aos animais da 46ª Expoagro

O atendimento é desenvolvido pelos acadêmicos do 5º semestre de veterinária, supervisionado pelos professores
Plantões nos períodos diurno e noturno garantem o atendimento aos animais da 46ª Exposição Agropecuária de Dourados (Expoagro). A equipe de professores e de aproximadamente 50 acadêmicos, do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN, está oferecendo suporte técnico aos produtores rurais que mantém animais das diferentes raças em julgamento no Parque de Exposições, e aqueles em exibição para serem comercializados. O espaço onde o plantão funciona é uma extensão do Hospital Veterinário da UNIGRAN e possui infraestrutura capaz de atender todos os animais, em primeiros socorros e micro-cirurgias. Gado de elite e animais de pequeno porte, como as ovelhas, são as principais espécies atendidas. Os casos de maior complexidade e urgência podem ser encaminhados ao Hospital-Escola da UNIGRAN, onde há equipes de cirurgiões e equipamentos sofisticados para realizar os diferentes procedimentos de saúde animal. Durante a Feira, os problemas que mais afetam os animais decorrem dos confinamentos em baias, como a lesão oftalmológica provocada pela palha que recobre os estábulos. Avaria no casco e dificuldade com a temperatura ambiente também são causas que têm levado os produtores a encaminhar os animais ao tratamento. Os atendimentos são amplos e, além de oferecer suporte aos produtores rurais, servem ainda de projeto de estudo para os acadêmicos que acompanham todo o tratamento. Muitos deles têm o contato direto com os produtores e conseguem estágio em diferentes propriedades e empresas de Dourados e região. Todo o trabalho é desenvolvido pelos acadêmicos do 5º semestre de veterinária, supervisionado pelos professores. O coordenador do ID_CURSO, Klaus Casaro Saturnino, explica que muitos alunos são filhos de produtores rurais, e isso causa um vínculo, aluno-proprietário. “Esse trabalho desenvolvido na Expoagro amadurece o profissionalismo do acadêmico e acima de tudo, possibilita a prática que eles já vêm desenvolvendo nos laboratórios e aulas de campo”, finaliza o coordenador do ID_CURSO. (FV/AF)