Enfermagem e Fisioterapia atuam na prevenção de acidentes na Oligran

Atendimento é feito por profissionais e acadêmicos que ficam de plantão durante os jogos olímpicos da UNIGRAN
Prestar primeiros socorros aos atletas da Oligran em caso de acidentes está sendo a função dos estudantes de Enfermagem e Fisioterapia da UNIGRAN. Os jogos, que iniciaram nesta segunda-feira (17), são marcados pela descontração entre os ID_CURSOs, competição e também por empurrões e quedas, típicos de partidas coletivas. Atender esses possíveis pacientes faz com que os alunos fiquem na beira do campo, ou quadra, para um socorro rápido e eficiente. A supervisora de estágio, Giselle Viebrantz Silveira, espera que o trabalho seja somente preventivo, sem nenhum atendimento grave. Ela explica que as modalidades de basquete e voleibol são os jogos em que ocorre menor número de atletas machucados. Os acidentes acontecem mais no futebol. O grupo que presta os primeiros socorros está equipado com cadeira de rodas, prancha de imobilização, colete cervical, gelo, gaze, atadura; enfim, tudo que for necessário para um atendimento ágil. “Prestamos muita atenção, torcendo para que nada aconteça, mas, se acontecer, agimos o mais rápido possível, evitando maiores problemas”, diz Grazieli Liberal, estudante do 5º semestre de Fisioterapia. Foi elaborada uma tabela de plantão para que em todos os períodos, durante os jogos, uma equipe esteja de prontidão para o socorro imediato, em cada modalidade esportiva. O trabalho possibilita aos estudantes da área de saúde se preparar para futuros estágios em atendimento de emergência hospitalar. “Esta é uma área de atuação em que muitos acadêmicos vão trabalhar e, aqui na Oligran, eles ainda são beneficiados com preenchimento das DATA_HORAs de atividade complementar”, disse a supervisora. De acordo com o coordenador de Educação Física, Carlos Muchão, é comum ocorrerem contusões em partidas coletivas e os estagiários e profissionais da Enfermagem e Fisioterapia sempre ofereceram o suporte para o primeiro atendimento. “É uma parceria entre os ID_CURSOs que possibilita mais segurança aos atletas da Oligran”, ressalta o professor. Ele completa que a olimpíada só é realizada devido à atuação dos ID_CURSOs, cada um conforme suas habilitações. “Não fazemos nada sozinhos: desde a estrutura, a abertura do evento, a propaganda, o departamento de comunicação, a administração da UNIGRAN, os ID_CURSOs de Estética, Enfermagem e Fisioterapia, todos deram alguma colaboração e estão se esforçando para que tudo dê certo”, enfatiza o coordenador. (RS)