Acadêmicos de Fisioterapia realizam trote solidário no Lar do Idoso

Interação entre estudantes e idosos ocorreu durante o banquete de frutas e na apresentação musical feita pela banda Fisio Soud, da Fisioterapia
Mais de 40 alunos do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN distribuíram frutas e salada de frutas no Lar do Idoso de Dourados. Todos os anos os acadêmicos promovem ações que visam ajudar uma entidade por meio do “trote solidário”, projeto desenvolvido pelos acadêmicos do primeiro semestre que arrecada benfeitorias para por em prática um serviço humanizado, de ajuda ao próximo. No ano passado as ações foram desenvolvidas na casa de abrigo da Missão Evangélica Caiuá, que cuida de crianças indígenas em estado de desnutrição – o Centrinho. Na oportunidade foram doadas fraudas descartáveis e roupas. De acordo com a coordenadora do ID_CURSO, Ângela Midori de Oliveira, a escolha do local para a realização do trote foi feita pelos alunos. “Os estudantes do primeiro semestre decidiram onde e como o trabalho seria aplicado e promoveram a arrecadação das frutas e prepararam a salada”, explica a professora. O contato com diferentes públicos oportuniza a familiarização dos calouros com os futuros pacientes. Quando eles iniciarem o estágio curricular na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN irão lidar com crianças, adultos e pessoas da melhor idade, nos mais diversos tratamentos oferecidos pela Clínica. Os alunos aprovaram a visita no asilo da velhice. “É um contato com pessoas que um dia iremos atender. Eles foram receptivos e pareciam bem felizes com nossa presença”, observou o estudante Kayo Antunes, ressaltando que o projeto do trote solidário foi gratificante. O diretor presidente do asilo, Edilmar Antonio Manfredini, diz que são grandes as dificuldades para manter o local em o funcionamento, mas destacou que graças a parcerias, como a UNIGRAN, é possível atender todos os moradores do asilo. Ele frisou os projetos desenvolvidos pelos diferentes ID_CURSOs da instituição, principalmente na área da saúde, para atender as necessidades dos idosos. Ele disse que muitos idosos têm depressão por não receber familiares, mas que ficam felizes quando recebem visitas de pessoas que levam conforto e carinho. “Temos 31 homens e 14 mulheres e a maioria deles tem a vida resumida em uma sacola de supermercado colocada ao lado da cama, guardando o que resta de lembrança do passado”, diz Manfredini. O diretor presidente disse ainda que uma das maiores necessidades do Lar do Idoso é com relação a fralda geriátrica. “Cada idoso utiliza duas a três fraldas por dia o que nos gera um custo muito grande, com certeza aceitamos doações da população”, mencionou. Depois que foi servido as frutas e a salada de frutas, a banda Fisio Sound, do ID_CURSO de Fisioterapia, entrou em cena e animou os idosos com canções em diferentes ritmos musicais. (RS/FV)