Hidroterapia melDATA_HORA a qualidade de vida dos pacientes

UNIGRAN tem piscinas aquecidas para trabalhar com pacientes que tenham comprometimento de diferentes elementos funcionais
Sessões de duas vezes por semana com terapia dentro d´água. Além de vigorar a mente, as atividades desenvolvidas pela hidroterapia trazem vários benefícios ao corpo. A técnica integra o trabalho realizado por profissionais e acadêmicos na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, para obter uma recuperação mais rápida e melDATA_HORAr a qualidade de vida dos pacientes. O que impulsiona o trabalho dos fisioterapeutas é a possibilidade de tratar, reabilitar e reintegrar as pessoas que são encaminhadas à Clínica. A instituição é credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente dois projetos são desenvolvidos com pacientes na UNIGRAN: um deles trata-se da “Fisioterapia na melhor idade”, que trabalha com o público acima dos 60 anos; o outro é a “Fisioterapia na saúde coletiva”, com foco em pessoas que têm problemas na coluna. RESULTADOS Cada sessão de hidroterapia tem duração de 40 minutos, tempo suficiente para notar os resultados. “Os pacientes são instruídos a executar movimentos que não conseguem fazer fora d´água. A partir da repetição de um treinamento de controle de tronco, adquirem um ligeiro aumento na capacidade de equilíbrio, força muscular e potencializam todas as funções do corpo”, explica a fisioterapeuta Thaís Duarte Felice, coordenadora de estágio da Clínica. Roseli Rodrigues dos Santos tem problema de osteoporose, doença que atinge os ossos. Ela concluiu a terceira sessão de hidroterapia e diz que os benefícios já começaram a aparecer. “O médico me receitou esse tratamento e posso garantir que está sendo muito bom”, disse a paciente, relatando sentir alívio das dores que tem no corpo. Essa vantagem é percebida logo no início do tratamento porque a hidroterapia traz sensação de alívio e relaxamento para o músculo. Conforme a fisioterapeuta Thaís, a água é um meio maravilhoso para a prática de exercícios físicos, por oferecer oportunidades estimulantes aos movimentos, que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo. EXERCÍCIOS PERSONALIZADOS Efeitos de flutuação na água, bem como as rotações do corpo, são técnicas especializadas da hidroterapia. As atividades desenvolvidas dentro d`água diminuem a sobrecarga das articulações do paciente e a cada sessão ele vai garantindo mais resistência muscular. A fisioterapeuta explica que são traçadas, na hidroterapia, condutas e exercícios personalizados (individualizados), de forma a acelerar e facilitar a reabilitação. Também são desenvolvidas atividades em grupos, para estimular a interação e socialização de pacientes. Além dos dois projetos desenvolvidos com grupos específicos na Clínica, o atendimento público também é feito a pessoas com disfunções ortopédicas, traumatológicas, neurológicas, dentro e fora da piscina. O objetivo é único: reabilitar as capacidades funcionais comprometidas. No projeto da melhor idade, por exemplo, as atividades são feitas de forma a minimizar os prejuízos causados no paciente, decorrentes da idade que avança. “Trabalhamos com a flexibilidade, postura, a marcha dentro e fora da piscina”, explica a fisioterapeuta Thaís. Ela diz que geralmente o médico indica a prática de dez sessões, que podem ser ampliadas se for necessário. (FV/AF)