Acadêmicos da UNIGRAN já podem fazer inscrições ao Fies

O Ministério da Educação (MEC) já está recebendo as solicitações de estudantes que queiram financiar o ID_CURSO acadêmico. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies). A UNIGRAN é credenciada no programa. A Secretaria de Extensão da UNIGRAN, no bloco I, é o departamento responsável em fornecer informações sobre o Fies, bem como de outras modalidades de bolsas oferecidas pela instituição. Luciane Jacobsen, coordenadora do setor, diz que a procura por inscrições está sendo grande depois que o MEC promoveu uma série de alterações no Fies para este ano. Uma delas é a taxa de juros, reduzida de 6,5% para 3,5% ao ano, inclusive para o saldo devedor de contratos antigos. Outra vantagem do programa foi quanto ao prazo para quitação da dívida, que antes era de duas vezes o período do ID_CURSO, agora passa a ser de três. Isso significa que o estudante que financiou um ID_CURSO com duração de quatro anos, poderá quitar seu saldo devedor com o banco em até 12 anos. “O melhor disso tudo é que o processo de seleção para o Fies, que antes era feito no início de cada semestre, agora poderá ser feito a qualquer momento, durante o ano todo”, ressalta Luciane Jacobsen. Ela explica que, após se inscrever no site do Fies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/), o acadêmico deve apresentar as documentações exigidas pelo programa na Secretaria de Extensão. No ato da inscrição, o candidato tem a opção de escolha de financiamento de 50%, 75% ou 100% do ID_CURSO e optar pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. (FV)