Moradores de Maracaju comparecem em peso em evento da UNIGRAN

Praça foi tomada por jovens e adultos que prestigiaram diferentes ações nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer
Mais de três mil pessoas prestigiaram as atividades nas áreas de educação, saúde e lazer oferecidos pela UNIGRAN no Cepe Simão Rocha de Maracaju. As ações integram o projeto de extensão “UNIGRAN vai à comunidade”, que levam acadêmicos e professores de diferentes ID_CURSOs para desenvolver exames laboratoriais, aferir pressão arterial, dar informações sobre doenças e uso de medicamentos, avaliação nutricional, entre tantos outros. A prefeitura de Maracaju foi parceira na realização das atividades. O Cepe é uma área de lazer da Vila Juquita. Campo de futebol, quadra de esportes e parquinho infantil são as atrações para o entretenimento da comunidade. Neste último final de semana as atividades foram ampliadas e chamou a atenção dos maracajuenses que compareceram em peso no evento. Um palco foi montado para oferecer atrações culturais. Acadêmicos de Educação Física mostraram coreografias do estilo axé e atraíram muitos adeptos que tomaram o pátio central do Cepe Simão Rocha. O grupo Ação Jovem, de Maracaju, também apresentou coreografias e arrancou muitos aplausos da comunidade. Foi uma festa. A animação era comandada pelo professor Rogério Montes, de Educação Física. Ele orientava as pessoas a procurar os serviços oferecidos pela UNIGRAN e anunciava as atrações do evento. Tudo foi acompanhado de perto pelo prefeito Celso Vargas, que considerou a parceria entre UNIGRAN e prefeitura como um sucesso. “Essa parceria é um presente para a comunidade que está tendo a oportunidade de encontrar num só lugar diferentes atividades nas áreas de saúde, educação e lazer. Com certeza queremos que a UNIGRAN venha mais vezes trazer esse ID_TIPO de oportunidade para os maracajuenses”, disse o prefeito. Mais de 400 acadêmicos de Maracaju estudam na UNIGRAN em diferentes ID_CURSOs. Quem aproveitou para passar um final de semana diferente foi a zeladora Maria Aparecida Fernandes. Ela mora próximo ao Cepe Simão Rocha e assim que viu a movimentação de pessoas tratou de pegar os filhos para ver as novidades. “A praça é bastante prestigiada pelos moradores mas nunca tivemos tantas ações de uma única vez. É bom para as crianças que têm diferentes opções de lazer e para os adultos que podem passar uma tarde de descontração”, disse a zeladora. Estiveram presentes em Maracaju os ID_CURSOs de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Direito e Ciências Biológicas. Cada um deles desenvolveu atividades dentro da sua área. A biomedicina, por exemplo, realizou testes de urina para detectar problemas nos rins. Já a nutrição ofereceu informações sobre a ração humana e farmácia aferiu pressão arterial e esclareceu sobre o uso de medicamentos. A próxima cidade a ser beneficiada pelo projeto é Laguna Caarapã. Paralelamente às atividades de extensão do “UNIGRAN vai à comunidade” também serão desenvolvidas nos bairros e aldeias indígenas de Dourados. (FV)