NAM da Bororó resgata cultura dos indígenas

Com a inauguração do NAM, feita pelo Amigo do Índio e UNIGRAN, mais projetos serão introduzidos nas áreas de saúde e educação
A inauguração do Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da aldeia Bororó de Dourados é um marco para o resgate da cultura dos indígenas Guarani/ Kaiuá. O local irá se transformar num ambiente em que os índios terão a oportunidade de aprender, confeccionar e expor seus objetos para a comercialização. Na última sexta-feira a UNIGRAN e a Ong Amigo do Índio inauguraram o NAM Bororó. O dia foi de festa. Acadêmicos das áreas da saúde e educação compareceram ao evento e ofereceram diferentes ID_TIPOs de atendimentos e orientações. Várias lideranças indígenas participaram das atividades com apresentação de dança, música e exposição de artesanato. O presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, é um dos idealizadores da construção do NAM nas aldeias de Dourados. A Jaguapiru já conta com esse núcleo e atende centenas de crianças, adolescentes e adultos em projetos de extensão desenvolvidos por acadêmicos da UNIGRAN e de outros parceiros que levam aos indígenas ID_CURSOs de qualificação de mão de obra. Para Murilo, este envolvimento da Universidade na reserva e dos não-índios com os indígenas é muito importante para que um conheça a diversidade do outro e possam se ajudar. “A intenção não é mostrar o caminho para o índio, porque assim como os não-índios, os índios são diferentes entre si, cada um tem suas crenças, suas descendências e suas profissões. Nós queremos ajudar os índios a ter a oportunidade de escolher os próprios caminhos, trabalhar aqui na comunidade, fazer um ID_CURSO superior ou até trabalhar na cidade”, disse Murilo durante disID_CURSO na cerimônia. Numa parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) a UNIGRAN possibilita que indígenas cursem faculdade para se profissionalizar e exercer suas habilidades de formação dentro da aldeia ou na cidade. Essa conquista já foi garantida por 62 indígenas. “Temos profissionais que hoje ocupam importantes cargos e estão dando continuidade em seus estudos com ID_CURSOs de especialização e mestrado”, disse a reitora Rosa Maria D’Amato De Déa. O NAM Bororó já vinha funcionando desde o ano de 2005 com diferentes atividades nas áreas de saúde e educação. Alfabetização de jovens e adultos, ID_CURSOs de artes manuais, como bordado e crochê, aulas de violão e brinquedoteca são alguns dos projetos desenvolvidos pela UNIGRAN e outros parceiros do Amigo do Índio, que administra os NAMs. Com a sua inauguração mais projetos serão inseridos no NAM Bororó nas áreas da saúde, educação e geração de emprego e renda. O espaço do NAM é uma área de convivência cultural que abriga salas com estruturas adequadas para o desenvolvimento de diferentes atividades. Um dos novos ambientes está reservado para tratamento odontológico, que será feito por acadêmicos do ID_CURSO de Odontologia sob a supervisão dos professores. Parceria com a Funasa possibilita a promoção da saúde bucal nas aldeias de Dourados. A indígena Odaleia Faustino de Souza desenvolve projeto de aula de música no NAM Bororó e Jaguapiru. Ela é formada em Educação Física na UNIGRAN e trabalha especificamente com a sua comunidade. Seus alunos fizeram apresentação na inauguração do NAM e foram aplaudidos pela performance da dança e música no estilo hip hop. “Com a colaboração de outros colegas indígenas conseguimos desenvolver projetos que tiram os adolescentes da ociosidade”, explica a indígena. Ela vê o NAM como um espaço que vai ao encontro das necessidades da sua comunidade. “Nas escolas os professores não conseguem desenvolver as atividades com todos os alunos. Aqui no NAM é como uma extensão das salas de aulas, um complemento para o processo de ensino e aprendizagem das crianças e de geração de emprego e renda para os jovens e adultos”, finalizou a professora de educação física. (FV)