Alunos participam do 6º Encontro de Jornalistas do Estado

Delegação da UNIGRAN, na chegada ao evento
Mais de cinquenta alunos e ex-alunos de Jornalismo da UNIGRAN foram à cidade de Três Lagoas, nesse último fim-de-semana, participar do 6º Encontro de Jornalistas do Estado. O evento abordou os temas: “Desenvolvimento Sustentável”, com a senadora do Partido Verde (PV), Marina Silva, e “Jornalismo Esportivo no ano da Copa”, explorado por Jorge Kajuru. O encontro reúne jornalistas do Estado e profissionais envolvidos na área da comunicação e propõe-se a oferecer conhecimento e espaço para debate em torno de questões atuais. Conteúdo Na sexta-feira (16), a senadora Marina Silva afirmou que o Desenvolvimento Sustentável deve envolver toda humanidade. “A luta para salvar o planeta, não pode ser feita somente por uma pessoa, ou um só país. Tem que ser em conjunto e precisa envolver todos os setores de todos os segmentos: da cultura, das ciências, da política e também o da comunicação. Um jornalista contribui muito, quando torna acessível toda uma linguagem específica, pois, muitas pessoas encontram dificuldades em decodificar o que está sendo dito ou escrito”, disse ela. “Foi uma oportunidade especial, o encontro foi muito bom e as duas palestras foram interessantes. O assunto debatido pela senadora Marina, falando sobre o Meio Ambiente, foi muito importante. Os problemas ambientais só vão ser resolvidos a partir da consciência de cada um de nós, porque não depende somente de autoridades políticas”, diz Gleicielly Caroline, aluna do terceiro ano de Jornalismo. Já no sábado (17), o palestrante foi o jornalista Jorge Kajuru, que é conhecido por suas declarações polêmicas. Ele deu início à palestra, falando de sua vida pessoal, principalmente sobre seu estado de saúde, mas de forma bastante descontraída, o que deixou os acadêmicos com expectativas positivas para sua futura profissão. Esse foi meu primeiro encontro e foi maravilhoso em todos os sentidos. O mais importante foram as palestras. Já era uma fã do Kajuru e, com a oportunidade, pude conhecê-lo melhor e também falar pessoalmente com ele. Esse encontro serviu para reacender a minha vontade de me tornar uma jornalista, de ser responsável, fazer meu papel social e, principalmente, falar somente a verdade”, declara Raquel Fernandes, aluna do último ano de Jornalismo da UNIGRAN. Finalidade Para o organizador do evento, Ricardo Ojeda, “o encontro não possui nenhum fim lucrativo e têm o objetivo de gerar debates sobre temas atuais entre jornalistas, políticos e a comunidade acadêmica”. Cerca de 400 espectadores, participaram das palestras, que atraíram estudantes e jornalistas de diversas cidades do Estado como, Dourados, Bela Vista, Itaporã, Campo Grande, entre outras. Esta foi a sexta edição do evento e, desde a primeira, os acadêmicos da UNIGRAN participam em grande número.(AF/CM)