Amigo do Índio inaugura Casa de Cultura Nãnderetã

UNIGRAN é um dos principais parceiros com a promoção de atividades nas áreas de educação e saúde com os indígenas da Reserva de Dourados
A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – Amigo do Índio – inaugura nesta sexta-feira a Casa de Cultura Nãnderetã, que está instalada em anexo ao Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM), na aldeia Bororó. A inauguração está marcada para as 10h. O NAM já vinha desenvolvendo atividades com ID_CURSOs de artes manuais, aulas de alfabetização para jovens e adultos, aulas de violão, escolinha de futebol e diferentes ID_TIPOs de oficinas que ensina os indígenas na confecção de produtos caseiros, objetivando a geração de renda. Essas atividades começaram a funcionar no ano de 2005, período que o Amigo do Índio firmou convênio com o Ministério da Cultura para o término de construção do NAM Bororó. Durante todos esses anos vários parceiros desenvolveram atividades na aldeia, como a UNIGRAN, um dos principais parceiros, com projetos de extensão em educação e saúde, e o Senar, com oficinas de artes manuais. A presidente do Amigo do Índio, Érika Kaneta Ferri, explica que o NAM é concebido como um espaço de convivência intercultural, de forma a romper as barreiras sociais que separam os índios da sociedade dos não-indios. Com a inauguração do Núcleo nesta sexta-feira, os projetos já desenvolvidos na Bororó serão ampliados a fim de transformar o local num marco representativo da cultura indígena. Na Casa da Cultura os indígenas terão a oportunidade de comercializar artesanato e ampliar a geração de renda. ID_CURSOs também serão desenvolvidos com os mais jovens que tiverem interesse em dominar as artes manuais. Na próxima semana, por exemplo, terá início a oficina de produção de tapete e rede. “Nosso objetivo é aprimorar todos os projetos já desenvolvidos na Bororó. Os artesanatos produzidos pelos indígenas vão ganhar um acabamento melhor, de forma a tornar todos os produtos atrativos para a sua comercialização”, disse a presidente do Amigo do Índio. Para isso ela irá buscar parceiros que possam trabalhar com os indígenas na confecção de artesanato e qualificação de mão de obra. Outra meta do Amigo do índio consiste em oferecer ID_CURSOs de informática na Bororó, atividade já desenvolvida no NAM da aldeia Jaguapiru. A reivindicação dos índios pela inclusão digital é grande e o Núcleo deverá ter um local reservado para a sala de computadores. (FV)