Seminário Indígena começa nesta segunda-feira, na UNIGRAN

A UNIGRAN promove nesta semana o VI Seminário Indígena. Com o tema “Ser índio: vencer preconceitos; superar desafios; conquistar espaços”, o evento contará com exposição de artesanato indígena, apresentações culturais, homenagens a indígenas que se formaram na instituição, roda de conversa e mesa redonda em diferentes temáticas que envolvem o índio. As atividades serão realizadas no salão de eventos da UNIGRAN. A abertura do evento será às 19h. Inscrições para o Seminário podem ser feitas junto à Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, no Bloco I da UNIGRAN. Contato pelo telefone (67) 3411-4203, ou pelo e-mail secretariapre@unigran.br. PROGRAMAÇÃO Dia 19, segunda-feira: 19h - Exposições de fotos, artesanatos e Cultura Indígena. 19h30 - Apresentação Cultural – Dança Indígena Intercultural organizada pelos Acadêmicos Indígenas da UNIGRAN 19h45 - Abertura Solene: Homenagens de egressos indígenas da UNIGRAN 20h15 - Roda de Conversa sobre a temática SER ÍNDIO: vencer preconceitos; superar desafios; conquistar espaços. Participação: Vilmar Martins Moura Guarany - Centro Indígena de Estudos e Pesquisas – Bacharel e mestre em Direito/Brasília – Índio Guarany Fernando Souza - Coordenador do NAM Aldeia Jaguapiru, Bacharel em Administração Rural pela UNIGRAN e Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior – Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Estado de MS – Índio Terena. 21h15 Mediação: Profª Drª. Marina Evaristo Wenceslau – Historiadora e Pesquisadora de questões indígena – Professora da UEMS. 21h45 - Apresentação de vídeo organizado pela UNIGRAN 22h - Visita a exposição e Galeria de fotos DIA 20 – TERÇA-FEIRA 19h - Apresentação de vídeo organizado pela AJI – Associação de Jovens Indígenas. 19h30 Apresentação cultural “Grupo Tradição Terena” da Aldeia Jaguapiru. 20h - Lançamento do livro: “O indígena de Mato Grosso do Sul: práticas identitárias e culturais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, 146 p.”; de autoria de Vânia Maria Lescano Guerra – Professora Pós-doutorada na área de Identidade, DisID_CURSO e Cultura no IEL, UNICAMP. Atualmente é professora da UFMS – Campus de Três Lagoas/MS. 20h30 - MESA REDONDA: “Inserção do índio no mercado de trabalho”. Participação de: Dr. Francisco das Chagas Lima Filho – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e Diretor da Escola de Magistratura do TRT da 24ª região. - Dr. Marco Antônio de Delfino de Almeida – Procurador do Ministério Público Federal - Dr. Zelik Trajber – Médico Pediatra, trabalha com os guaranis-kaiovás em Dourados, M. S. Integrante da ONG Missão Kaiowá. 21h30 Mediação: Dr. Vilmar Martins Moura Guarany - Centro Indígena de Estudos e Pesquisas – Bacharel e mestre em Direito/Brasília – Índio Guarany DIA 22 – QUINTA-FEIRA 19h30 às 22h Oficina de Elaboração de Projetos de Intervenção com os acadêmicos indígenas bolsistas da UNIGRAN para atuação junto as Aldeias: Jaguapiru e Bororo de Dourados/MS. OBS.: Oficina oferecida somente para os acadêmicos indígenas da UNIGRAN. Coordenação: Profa Dra. Terezinha Bazé de Lima. DIA 23 – SEXTA-FEIRA - Período Matutino: 08h - AÇÃO SOCIAL E CULTURAL À POPULAÇÃO INDÍGENA DE DOURADOS: atendimento e prestação de serviços à população indígena pelos ID_CURSOs da UNIGRAN. Coordenação: Profa MSc. Maria Claudia Ollé. 10h - INAUGURAÇÃO DO NAM – NÚCLEO DE ATIVIDADES MÚLTIPLAS DA ALDEIA BORORÓ Coordenação: Pró-reitoria Administrativa e AMI – Amigo do Índio. 12h - Encerramento das atividades. OBS.: A programação acima está sujeita a alteração.