Assentamento é beneficiado com projeto de assistência médica veterinária

Várias práticas veterinárias puderam ser executadas pelos acadêmicos
O ID_CURSO de Medicina Veterinária da Unigran realiza projeto de assistência médica veterinária desde 2009, no assentamento Lagoa Grande, próximo a Itahun, no município de Dourados. As atividades são monitoradas por professores e feitas por dez alunos do sétimo semestre do ID_CURSO. O projeto tem como objetivo atender todos os produtores, além de proporcionar o contato direto da prática dos universitários da área com a realidade de campo profissional. O projeto atende os produtores a cada 15 dias e todas as atividades como palpação retal, exames ginecológicos, coleta de sangue e inseminação artificial, são feitas pelos alunos como aulas práticas. “Essas aulas, oferecem muito conhecimento real da futura profissão, faço somente a supervisão”, afirma a professora Martha Almeirão Sobreira. A professora também acredita que as atividades produzem melhor desempenho aos acadêmicos, pois, a escassez de estrutura nas aulas de campo, é uma experiência bem diferente da qual eles estão acostumados na faculdade, onde estão cercados de tecnologia. Na última visita, os procedimentos colocados em prática foram palpação retal, exames ginecológicos e coleta de sangue para exame de brucelose em animais: 13 fêmeas e um macho. O procedimento atendeu ao pedido do produtor José Cabral, que entrou em contato com a universidade, solicitando atendimento para as vacas de sua propriedade, pois elas estavam abortando com frequência. Ainda no mesmo dia, os alunos foram em uma granja de suínos acompanhar inseminação artificial, visitaram uma criação extensiva de ovinos e aves caipiras com incubatório, que funciona somente no inverno. No período o grupo atendeu um pedido da Polícia Militar, atendendo dois animais equinos, um com problema de casco; outro, de contusão. A aluna do último ano, Suzele Pinheiro Cardozo, diz que esse projeto é uma ótima incitativa da faculdade, porque a aula prática é a melhor parte do ID_CURSO. “São dessas aulas que os alunos mais participam, gostam e, acredito, nelas aprendem mais também. Gostaria que o número de aulas práticas aumentasse”. O ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN conta com um Hospital Veterinário a disposição de todos os alunos. Inaugurado em maio de 2005, o hospital funciona no Bloco V da instituição, na Rua Aurora Augusta de Matos.(AF/CM)