Biomedicina inicia estágio observatório para todos os semestres do ID_CURSO

Durante todo o ano os estudantes vão acompanhar as atividades práticas desenvolvidas no laboratório de Análises Clínicas da Biomedicina
O ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN iniciou o estágio observatório no laboratório de Análises Clínicas da instituição. Trata-se de um processo em que os acadêmicos acompanham as atividades práticas desenvolvidas pelos demais estudantes do ID_CURSO durante o estágio curricular obrigatório. Essa observação será feita no decorrer do ano e inclui a participação dos calouros, que terão a oportunidade de vivenciar a experiência prática do biomédico. Os estágios observatórios contribuem muito na formação da identidade profissional do aluno, por isso, a novidade deste ano é que todos acadêmicos tenham essa oportunidade. “O objetivo é incluir todas as turmas para uma vivência dos laboratórios, de forma a estabelecer o contato com a profissão, aliando teoria e prática”, diz a professora Bruna de Oliveira Parente, responsável pelos laboratórios de Biomedicina. A professora explica que mesmo o aluno que não teve a disciplina teórica como base pode acompanhar as atividades do laboratório. Isso é possível porque os docentes dão todo o suporte de aprendizado, promovendo inclusive o intercâmbio de informações entre calouros e os formandos. A realização desse ID_TIPO de estágio já no primeiro ano do ID_CURSO possibilita ao estudante conhecer as áreas de atuação do biomédico. Na UNIGRAN os acadêmicos saem com duas habilitações de formação: análises clínicas e análises ambientais. Os calouros aprovam a ideia do estágio observatório. “É uma ótima oportunidade para observar tudo e principalmente saber como funciona um laboratório. Além de adquirir experiência tenho a oportunidade de descobrir minhas afinidades com a profissão”, disse a acadêmica Shanttely Tauane Vasconcelos, do 1° semestre. Para Aline Pastor, do ultimo ano, todos os estágios são importantes, com possibilidades de aprender sempre algo novo. O estágio observatório existe no ID_CURSO de Biomedicina desde 2008. Durante esses dois anos colaborou muito para o aprendizado prático dos estudantes, conforme explica a professora Valdelice Burgos, coordenadora do ID_CURSO. “O estágio possibilita uma visão ampla da formação. Isso é possível devido a preocupação que a instituição tem com a formação de qualidade de seus acadêmicos, com investimento em equipamentos de ponta e no corpo docente”, disse a professora. BIOMEDICINA O ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN é o primeiro do Estado. Implantado em 2001, mantém o rigor científico e intelectual na formação acadêmica, sempre adequada às Diretrizes Curriculares Nacionais da profissão. É destaque na área da saúde e tem avaliação do Ministério da Educação – MEC, com o conceito quatro, numa escala de nota que vai de zero a cinco. O reconhecimento da grande participação dos estudantes e professores, bem como dos serviços prestados pelo ID_CURSO à comunidade, é destaque na região sul do estado, com entrega anual de mais de dez mil exames laboratoriais. A Biomedicina da UNIGRAN é referência em análises clínicas, por realizar mais de 40 ID_TIPOs de exames na área da saúde. (AF/FV)