Programa Armazém da Saúde é realizado na UNIGRAN

Com base na escolha de alimentos postos na mesa, acadêmicos faziam avaliação nutricional dos participantes
O programa Armazém da Saúde é um projeto elaborado pela Organização Mundial da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que tem como objetivo prevenir doenças consideradas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer. Com esse intuito, alunos do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN estenderam o estudo à comunidade acadêmica, através do programa de promoção e prevenção da saúde, realizado nesta terça e quarta-feira, na instituição. O trabalho consistiu na reprodução de uma mercearia, em que o participante escolhia os itens que normalmente compra no supermercado. Diferentes ID_TIPOs de alimentos foram expostos numa grande mesa. Esse programa foi desenvolvido durante as atividades do Dia Mundial da Saúde, também promovido pelo ID_CURSO de Nutrição. Essa avaliação funciona da seguinte forma: a partir da escolha dos itens um nutricionista, psicólogo e um preparador físico fazem a avaliação nutricional, apontam os erros cometidos para a escolha da alimentação, bem como explicam sobre as principais necessidades do organismo para uma vida saudável. Durante o programa foram realizados medição da altura dos participantes, peso e o índice de massa corpórea. A supervisora de estágio de nutrição clínica, Lorraine Aparecida Pinto, diz que a análise feita na UNIGRAN foi bem aceita pelos participantes, que eram acadêmicos de diferentes ID_CURSOs da instituição. “Tivemos uma boa participação dos acadêmicos e após o balanço da saúde e da alimentação do aluno, encaminhamos os participantes que precisavam de uma orientação mais específica para o Núcleo de Nutrição”, disse a professora. No dia 24 de abril, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, com apoio do ID_CURSO de Nutrição, estará realizando o Armazém da Saúde na Praça Antonio João, centro de Dourados. De acordo com Lorraine, o objetivo consiste em prevenir o surgimento de doenças, como o câncer, que estão totalmente ligadas à má alimentação, na população douradense. “É interessante que a população participe dessa ação. Iremos atender na praça das 8h às 12h. Sabemos que muitos preferem comidas rápidas e pouco saudáveis como os fast-foods, por isso é importante a participação de todos, uma vez que assim poderemos melDATA_HORAr a qualidade de vida do município”, esclarece a supervisora em nutrição clínica. (RS)