ID_CURSO de Direito leva conhecimento jurídico a trabalhadores

Palestra foi elaborada por um grupo de acadêmicos que fazem parte do projeto "Direito e Cidadania"
Compreender melhor os direitos e deveres e saber como lidar com as questões trabalhistas e previdenciárias. Membros de uma Comissão interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), de uma rede de supermercados de Dourados, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer o Direito Trabalhista com acadêmicos do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN. Com a proposta de democratizar o acesso à justiça e proporcionar aos trabalhadores o acesso aos seus direitos, o Núcleo de Prática e Assistência Jurídica da UNIGRAN, por meio do projeto de extensão “Direito e cidadania”, abordou diferentes temáticas durante palestra com membros do Cipa. Os assuntos trataram sobre o contrato de trabalho, remuneração, salário, trabalho noturno, adicionais de insalubridade e periculosidade, férias, rescisão contratual, cálculo da rescisão contratual, entre outros assuntos relacionados ao direito trabalhista. A Cipa é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa. Esse ID_TIPO de comissão esta presente principalmente nas grandes empresas. Por tratar sobre diferentes temáticas, o Direito do Trabalho sempre é motivo de dúvida para os trabalhadores. O acadêmico Carlos Alexandre Boni foi um dos integrantes a participar do projeto. Para ele, além de esclarecer a população sobre direito trabalhista e previdenciário, as atividades desenvolvidas no Núcleo Jurídico servem para estimular os alunos a prática da cidadania e enriquecer o aprendizado acadêmico. “Para elaborarmos palestras temos que aprofundar nossos estudos. Isso ajuda a entendermos melhor o assunto e na DATA_HORA da de passar as informações a desenvolver a oratória”, disse Carlos Alexandre. Participaram ainda do projeto os acadêmicos Paulo Sérgio Molina Azevedo, Sílvio Sérgio Ribeiro, Devaniria Silva Duarte e Suzana Teixeira Lima. Eles são supervisionados pelos professores Nelvide Machado de Souza e pela coordenadora do Núcleo, Kelei Zeni. Direito vai à comunidade No próximo dia 17 de abril, sábado à tarde, acadêmicos de Direito estarão no clube da Associação dos Moradores do jardim Cuiabazinho, que integra os bairros Independência, Maringá, Almeida e Mato Grosso. Serão esclarecidas dúvidas sobre todas as áreas do direito e a comunidade será encaminhada a buscar apoio jurídico, no Núcleo, ou em instituições que desenvolvem serviços de apoio a sociedade, como a Defensoria Pública, por exemplo. A proposta de ir à comunidade, segundo a professora Kelei Zeni, tem como objetivo atender os trabalhadores que não tem condições de buscar auxílio durante a semana no Núcleo Jurídico da UNIGRAN, que funciona de segunda a sexta-feira, nos períodos da manha e tarde. “É uma forma de democratizar o acesso à justiça e estimular os acadêmicos a ação voluntária por meio da transmissão de informações jurídicas”, diz a professora. Ela ressalta que outros bairros também vão receber a equipe do Núcleo Jurídico da UNIGRAN. (FV)