Brinquedoteca retoma atividades

Acadêmicas participam ativamente da confecção dos brinquedos
Nessa quarta-feira (31), às 20h, no ateliê do ID_CURSO de Artes Visuais, o projeto Brinquedoteca da UNIGRAN retoma suas atividades. Novos brinquedos foram confeccionados e serão apresentados aos alunos e professores. A Brinquedoteca atende crianças realizando atividades por meio dos cantinhos lúdicos que variam de quantidade a cada ano. Nesse ano serão 14 espaços elaborados de acordo com o referencial curricular da Educação Infantil. A professora Lucia Eugênia Pittas Martini explica que, em sala de aula, os acadêmicos aprendem a teoria da ludicidade para conseguir montar os cantinhos e, de acordo com os eixos de conhecimento, passam a trabalhar com as diferentes formas de aprendizado. “O objetivo é fazer com que esses universitários aprendam a fazer esses espaços voltados ao interesse do aprendizado das crianças que irão frequentar não só nossa Brinquedoteca aqui na universidade, mas também aquelas que serão alunos desses futuros professores”, diz ela. EXPERIÊNCIA Para a acadêmica do segundo ano de Pedagogia, Natalia Regina da Silva, “fazer todos esses brinquedos é mais que um aprendizado, a Brinquedoteca prova que por meio de brincadeiras também é possível educar e formar”, considera. Na quarta-feira a criatividade dos acadêmicos poderá ser reconhecida através dos espaços apresentados aos professores, como o cantinho de jogos, de leitura, de artes, faz de conta, música, comunicação, do bebê, da natureza e sucatas. Todos os brinquedos são confeccionados pelos alunos. Outra importância do projeto, lembrado pela professora Lúcia, “é quando os acadêmicos a partir do segundo semestre passam a realizar os estágios na educação infantil e levam o projeto para dentro dos Centros de Educação Infantil (CEIN)”. “A UNIGRAN é a única universidade do estado que tem Brinquedoteca. A realização desse projeto dentro do ID_CURSO é um laboratório de aprendizagem prática pedagógica. Todos os anos são confeccionados novos brinquedos, todos são reformulados de acordo com a área da educação”, diz Miriam Brum, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia. A presença do público terá início a partir do dia 5 de abril, nos três turnos de atendimento da UNIGRAN. Ainda está previsto um evento de abertura oficial das atividades, organizado pela coordenação. Informações no telefone 3411-4117. (AF/CM)