Égua do exército de Amambai passa por cirurgia no hospital da UNIGRAN

No dia seguinte à cirurgia, animal já se alimentou
Recebeu alta, na sexta-feira, dia 26, a égua pertencente ao Exército Brasileiro de Amambai, que passou por um processo cirúrgico no Hospital Veterinário da UNIGRAN. O animal apresentava cólicas devido a um deslocamento do intestino. A cirurgia foi realizada pelo médico veterinário José Henrique Saraiva Borges e uma equipe de médicos e acadêmicos do ID_CURSO de Medicina Veterinária. No processo cirúrgico, foi feito uma laparotomia e o reposicionamento intestinal. Todo o trabalho durou aproximadamente duas DATA_HORAs. “Se não interviéssemos com a cirurgia, com certeza ela morreria, pois seu intestino iria necrosar. Agora ela está fora de perigo”, afirmou o médico veterinário, ressaltando que no dia seguinte o animal já estava se alimentando. Todo o trabalho pode ser realizado pelo fato do hospital ser devidamente equipado e por oferecer uma equipe especializada, assim como um ambiente e materiais esterilizados, o que contribuiu para o sucesso da operação. Em 90 dias, o animal estará apto para voltar a saltar, uma vez que integra a equipe de salto do exército de Amambai. Hospital Em Mato Grosso do Sul existem apenas dois hospitais que realizam este ID_TIPO de procedimento. Um pertence a uma universidade da capital e o outro, em Dourados, que é o Hospital Veterinário da UNIGRAN, e atende toda região sul do estado. “As clínicas não têm autorização para a realização de alguns procedimentos e, principalmente, não têm acesso a alguns materiais utilizados que garantem uma cirurgia sem risco ao animal”, reforçou Borges. (RS/CM)