Acadêmicos da UEMS utilizam a Expoeventos como fonte de estágio e pesquisa

Expositores contaram com o apoio dos estudantes para mostrar ao público seus produtos e serviços
As três noites da 5ª Expoeventos e 1ª Exponoivas serviram como uma oportunidade de estágio para os acadêmicos do ID_CURSO de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Supervisionados pelos professores, eles observaram na prática como organizar um evento de negócios, que envolve empresários e profissionais de diferentes cidades num só lugar. Divididos em grupos, os estudantes verificaram a organização da feira e o marketing de apresentação dos produtos e serviços das empresas expositoras. Feito o levantamento de informações, os dados analisados foram levados à sala de aula para serem discutidos numa disciplina que trata especificamente do planejamento de eventos. Desde o ano de 2004, quando surgiu a Expoeventos na UNIGRAN, os professores de Turismo da UEMS utilizam a feira como uma espécie de laboratório de ensino para os acadêmicos. “É uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem como funciona o evento de negócios. O interessante nisso tudo é que eles mantêm o contato com os empresários, servindo como uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, disse a coordenadora do ID_CURSO, Patrícia Cristina Statella Martins. Muitos acadêmicos não atuaram apenas como observadores. Eles ajudaram na organização dos estandes de algumas empresas expositoras, bem como trabalharam durante as três noites da feira na divulgação dos produtos e serviços. A Nobre Real Formaturas foi a empresa que mais contratou o apoio técnico dos acadêmicos. Daniele Carla da Silva, acadêmica do 2º ano de Turismo, faz estágio na Grande Dourados Convention & Visitors Bureau, entidade composta por lideranças institucionais representativas de vários setores de eventos, que atua na articulação e apoio para a captação de eventos em Dourados. Ela avalia que a Expoeventos é um local propício para se analisar a percepção de ambientes, devido à variedade de expositores. “É uma grande feira na qual é possível encontrar de tudo para eventos”, diz a estudante. A Expoeventos serviu também para os acadêmicos conhecerem, na prática, as áreas de atuação do turismólogo. O negócios de eventos é uma dos que mais se destacam na região de Dourados, oportunidade que os alunos tiveram para verificar as afinidades com esse setor. A estudante Karina Galvão, do 3º ano, avalia que a Expoeventos e a Exposição Agropecuária de Dourados são eventos de maior destaque da cidade, por reunir empresários e empreededores de cadeias produtivas de negócios. “É no contato com os expositores que temos a oportunidade de conhecer as tendências do mercado e avaliar o processo organizacional de cada empresa. Tudo isso ajuda a termos uma ideia do comportamento do setor de eventos de Dourados, além de possibilitar oportunidade de estágio”, finaliza a estudante. (FV)