Serviço Social leva apoio à comunidade

Izabel Andrade de Souza, durante atendimento na Clínica de Fisioterapia
O ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN proporciona aos acadêmicos, não só a formação teórica, mas também apresenta a prática da função através de atendimento ao público oferecido por meio de projetos de extensão. Além de oferecer aos alunos a oportunidade de se desenvolverem como profissionais, os projetos têm como intuito atender a população mais vulnerável, na intermediação no que diz respeito a sua carência e aos direitos garantidos. O Núcleo de Atendimento Social Comunitário (NASC), que trabalha em conjunto com o Núcleo Jurídico da UNIGRAN, realiza levantamento socioeconômico do usuário e aponta a interferências necessárias, por exemplo, em caso de separação, guarda de filhos, e pensão alimentícia. Em algumas situações, é feita uma visita domiciliar pelos profissionais, acompanhados dos acadêmicos. A procura por ajuda em assuntos relacionados à previdência, tem sido tanta, que em 2009 o ID_CURSO desenvolveu uma capacitação de disseminadores da Previdência Social. O objetivo foi instruí-los quanto aos benefícios e auxílios de direito do cidadão. Tais informações são repassadas em campos de estágios e, assim, levadas à população. “O diferencial do trabalho realizado em nossos projetos é o acompanhamento feito um período após a solução da necessidade, pois a principal finalidade é conscientizar o indivíduo, transformar suas ações e promover sua autonomia, para que ele seja protagonista da sua própria vida; assim cuidamos para que ele não volte a ter aquele problema. Com isso já notamos que o retorno é positivo”, destaca Maria Madalena Marques, coordenadora do ID_CURSO de Serviço Social. Os acadêmicos, supervisionados, atuam também, no mapeamento das dificuldades de pacientes da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN. NOVO PROJETO Um novo projeto irá desenvolver atividades para idosos que participam das aulas de hidroginástica, na instituição, e para pacientes do setor de neurologia da Clínica de Fisioterapia. A intenção é gerar integração com oficinas de trabalhos manuais, através de parceria com o ID_CURSO de Artes Visuais, além da atuação dos ID_CURSOs de Psicologia, Educação Física e Nutrição, cada um contribuindo segundo suas habilidades. “Queremos proporcionar um encontro social, ajudando no processo de reconhecimento e auto-estima, para que possam saber envelhecer sem medo da velhice. Iremos promover palestras ligadas a áreas específicas para eles. Sem contar que os trabalhos manuais realizados aqui poderão ser fonte de renda”, afirma Izabel Andrade de Souza, assistente social e supervisora de campo de estágio. Ainda este ano, outros projetos deverão ser colocados a disposição da população, assim como os que já são realizados pela instituição. Pessoas interessadas em buscar orientação, ou com alguma necessidade socioeconômica, podem fazer contato com o NASC pelo telefone 3411-4215. (RS/AF)