Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de aula prática

Acadêmicos do 3º semestre de Medicina Veterinária da UNIGRAN realizaram nesta segunda-feira(15), uma aula prática, com o objetivo de avaliar o grau de anemia em rebanhos de ovinos. Supervisionados pelo professor de parasitologia e doenças infecciosas e parasitárias, Thiago Fraga, os alunos estiveram em uma propriedade a 23 quilômetros de Dourados, onde puderam ter contato, também, com outros animais. O intuito, segundo o professor, é fazer com que os futuros veterinários conheçam a realidade profissional. “Nestas atividades eles se deparam com o contexto do mercado atual, como as dificuldades, e ainda tem a oportunidade de estender o aprendizado além da sala de aula”, disse o professor. Ele ressalta que, no dia a dia, o profissional se depara com realidade que se encontra pouco reID_CURSO de trabalho, diferente do que a UNIGRAN oferece no Hospital Veterinário, com modernos aparelhos e equipamentos para diagnóstico e cirurgia. “Por isso há a necessidade de conhecer a realidade do campo, do produtor rural”, frisa o professor. EXAME A avaliação é feita através de um método denominado Famacha, que analisa a mucosa ocular de carneiros para, assim, detectar o grau de anemia apresentado oelo animal. Conforme os resultados, são indicados os vermífugos anti-helmínticos, que aumentam a resistência do ovino. Mato Grosso do Sul é uma região suscetível à propagação do verme Haemoncuhs Contortos e o exame, rápido e barato, é uma oportunidade para o produtor proteger o rebanho. “O teste é breve e eficaz e, acima de tudo, diminui o custo para o proprietário, uma vez que apenas o carneiro afetado será medicado com o vermífugo”, diz o professor Thiago Fraga. (RS)