Aula de campo prepara futuros biólogos

Levantamento científico de indivíduos foi feito pelos acadêmicos
Acadêmicos de 3º e 5º semestres do ID_CURSO de Ciências Biológicas experimentaram, no último sábado (17) a experiência de se sentirem “biólogos de verdade”. Essa é a observação do coordenador do ID_CURSO e titular da disciplina de Ecologia de Organismos/Indivíduos e Populações, Vanderlei Berto Jr., que desenvolveu uma aula de campo na estação experimental do ID_CURSO de Agronomia da Instituição. O objetivo da atividade é proporcionar aos alunos a vivência de campo que a formação do biólogo exige e introduzir conhecimentos práticos sobre ecologia de indivíduos ou organismos. “Assim, desenvolvemos habilidades e posturas necessárias e ensinamos como lidar com dados biológicos no campo”, diz o professor e coordenador. O ESTUDO O objeto de estudo dessa aula foi uma espécie específica de orquídea terrestre. Apesar de não terem identificado o nome da espécie, os acadêmicos coletaram dados sobre as características dos indivíduos a fim de tentar encontrar um padrão para a espécie. Esse padrão deverá ser, ainda, associado a características do ambiente como: cobertura vegetal, distância do indivíduo ao corpo d’água, espessura do material em decomposição que rodeia cada indivíduo, distância do vizinho mais próximo. “Levantamos características do ambiente, cruzamos com características do indivíduo para ver se há relações”, observa o professor, assinalando ser uma maior experiência de campo o principal pedido dos acadêmicos junto à avaliação institucional da UNIGRAN. EXPERIÊNCIA Em contrapartida ao pedido, a grade curricular foi alterada e os acadêmicos da nova grade – os do 3º semestre – já têm aulas práticas desde o 1º semestre. Já os do º 5º semestre, tiveram sua primeira experiência de campo nessa aula. “Mesmo incluindo mais atividades de campo na nova matriz, percebe-se que o ID_CURSO noturno tem dificuldade de se envolver. Eles trabalham, quase 70% dos alunos são de outras cidades e é difícil para eles virem”, diz Vanderlei, observando que muitos deles fazem o trabalho bem feito, mas não conseguem regularidade de presença nas atividades fora do turno. “Sabemos que esse ID_TIPO de aula funciona se for feita às vezes. Se forem propostas sempre – semanalmente, por exemplo – teremos problemas de falta de quórum”, considera o professor. ATUAÇÃO As atividades do biólogo hoje não se resumem apenas a aulas de ciências, como muitos acreditam. Mesmo a lincenciatura (grau que habilita seu titular a ser professor no Ensino Fundamental e Ensino Médio) permite que o profissional trabalhe em laboratórios, ou preste serviços de consultoria. “O mercado de trabalho tem aumentado e se tornado mais profissional, principalmente na área ambiental”, observa Vanderlei. O professor e coordenador assinala, ainda que os conselhos da profissão estão fortalecidos e atuam com eficácia na proteção da fatia de mercado de trabalho, antes exercida por outros profissionais. “Há muitos profissionais atuando em consultorias, no apoio a empresas para adquirem licenciamento. O biólogo tem tomado espaço nesse campo de atuação”,sinaliza Vanderlei.(CM)