Projeto de extensão reúne comunidade na Praça de Douradina

Atividades de recreação e de exames laboratoriais atraíram os moradores de Douradina que tiveram um final de semana especial
O projeto de extensão "UNIGRAN vai à comunidade" foi considerado como uma festa para a população de Douradina. Neste final de semana, acadêmicos e professores dos ID_CURSOs de Educação Física, Biomedicina e Enfermagem estiveram na cidade com toda a infraestrutura de recreação e com a realização de exames laboratoriais. Famílias compareceram em peso e prestigiaram o evento. A pequena cidade de pouco mais de cinco mil habitantes recebeu os acadêmicos de braços abertos que puderam interagir com a comunidade em diferentes atividades esportivas e de promoção à saúde. Rodeada de muitas árvores, parquinho para as crianças e um grande gramado, a Praça "Ana Rosa" foi o local escolhido pelo prefeito Darcy Freire para ser placo de um dos maiores eventos já realizados na cidade. Os moradores mais antigos tiveram contato com universitários pela primeira vez. O aposentado José de Almeida, de 73 anos, participou da festa com a sua mulher. Ele fez exame de anemia, aferiu a pressão arterial e realizou testes para verificar patologias renais. Tudo normal. Paraibano de nascença mora em Douradina há quase 50 anos e disse que foram poucas as vezes que viu a praça lotada de famílias. Assim como ele, vários outros moradores que habitam a cidade bem antes dos 28 anos de emancipação se disseram surpresos com a festa do final de semana. A dona de casa Anália Rosa de Lima, de 65 anos, disse que ao saber que iria acontecer exames de saúde na praça combinou com as vizinhas o compromisso do final de semana. “Atividade de saúde na praça, gratuito para a população. Essa é a primeira vez que vejo acontecer na cidade”, disse Anália Rosa, que se mostrou contente ao ver a praça cheia de gente. O prefeito Darcy Freire acredita que ações como essas são importantes para promover a qualidade de vida da população e realizar um final de semana diferente com diversas ações num único lugar. “Todos têm a ganhar. Os acadêmicos desenvolvem na prática suas habilidades adquiridas na faculdade e a população recebe atendimento e orientação de saúde”, disse o prefeito. Na festa de Douradina os estudantes de Educação Física se dedicaram à prática esportiva com as crianças, nas modalidades de futebol, vôlei, tênis de mesa e brincadeiras artísticas, como trampolim e cama elástica. A turma de Biomedicina ofereceu exames de anemia, cujo resultado saía na DATA_HORA, bem como exame de urinálise, para detectar diferentes patologias renais. Acadêmicos de Enfermagem foram responsáveis pela aferição da pressão arterial. As próximas cidades a ser atendidas pelo projeto UNIGRAN vai à comunidade será Maracaju e Deodápolis. Paralelamente as atividades de recreação com a comunidade e de atenção à saúde também serão desenvolvidas nos bairros de Dourados e nos Núcleos de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, nas aldeias Jaguapiru e Bororó. (FV)