Feira da UNIGRAN é destaque na promoção de negócios de eventos

Abertura do evento contou com a presença do vice-governador Murilo Zauith, da gerente do Sebrae Neire Colman, e do presidente da Aced, Ínio Coalho
Ao abrir a 5ª Expoeventos e 1ª Exponoivas, na noite desta quinta-feira, a gerente regional do Sebrae, Neire Colman, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Ínio Roberto Coalho, ressaltaram a importância da Feira produtora da UNIGRAN para o desenvolvimento do turismo de negócios de eventos sul-mato-grossense. A feira, que reúne empresas de variados segmentos de eventos, teve o lançamento direcionado aos expositores e parceiros. A abertura oficial acontece na terça-feira, dia 23, às 19h30. Inio Coalho destacou que Dourados é a primeira cidade do interior do Centro-Oeste para se construir carreira, pela atração da diversificação de negócios. Ele se baseou numa pesquisa já divulgada pela revista Você S/A, da Editora Abril. Neire Colman ressaltou o crescimento econômico do município no cenário estadual e lembrou que o Sebrae é um dos principais parceiros a ajudar profissionais do segmento de eventos. Uma das ações desenvolvidas pelo Sebrae visa inclusive tirar esses trabalhadores da informalidade e constituir empresa para disputar concorrência no mercado. A abertura da Expoeventos e Exponoivas contou ainda com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul e presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, que afirmou que a Feira foi muito feliz em convidar o Presidente da Federação Paranaense de Conventions & Visitors Bureaux, Sérgio Takao Sato, para falar sobre turismo de negócios e eventos aos expositores. “Tenho certeza de que ele, pela sua experiência, dará uma grande contribuição a todos nós”, disse Murilo Zauith. O palestrante Sérgio Sato destacou o turismo de negócios e eventos como uma atividade das mais rentáveis, na geração de emprego e renda. Segundo ele, um turista que viaja a lazer gasta por cerca de R$ 80, enquanto que o turista de negócios gasta por dia até R$ 200. “Na verdade, o turista de negócios é um empresário ou profissional liberal, que tem boa renda, permanece na cidade por quatro ou cinco dias e gasta mais, fica em um bom hotel, frequenta os melhores restaurantes e tem outras despesas com entretenimento”, pontuou. Sato, que é turismólogo, falou também da importância dos convention bureau nos estados, cuja finalidade principal é captar eventos – congressos, seminários, feiras etc -, seja no âmbito local, nacional e internacional. Ele explicou que os convention não são associações de classe e sim fundações privadas que são mantidas por entidades de classe ligadas ao setor turístico. “Essas entidades não fazem nada sozinhas; as ações são feitas em parceria com órgãos estaduais, municipais e da iniciativa privada”, enfatizou. Segundo ele, Dourados tem grandes chances de se tornar uma cidade de turismo em negócios de eventos. “A Expoeventos é uma prova que existem profissionais organizados a oferecer seus serviços e produtos. Isso é muito importante. Para crescer é necessário a união dos empresários e investir no profissionalismo, já que essa atividade não aceita amadorismo”, frisou aos expositores, destacando que, quanto mais empresas unidas, maior será a oportunidade de atrair eventos. Isso acontecendo, todos os setores envolvidos sairá ganhando. “O evento de negócio movimenta o comércio em geral, os restaurantes, buffet, hotéis, além de movimentar o setor de serviços, como gráfica, segurança, fotógrafos, decoração, enfim, são vários os setores que lucram com o evento”, explicou. A FEIRA O público de Dourados e região poderá prestigiar a 5ª Expoeventos e 1ª Exponoivas a durante três noites no salão de eventos da UNIGRAN. Serão 35 expositores que vão mostrar seus produtos e serviços para os mais variados segmentos de eventos. São empresas de Dourados e região. A abertura será realizada às 19h30 do dia 23, com apresentação cultural do grupo Bojo Malê. Na quarta-feira, dia 24, haverá desfile de noivos e noivas, bem como de trajes de formatura e tendências de moda dos expositores. Para o encerramento, dia 25, a Feira irá presentear o público com a apresentação musical do grupo de chorinho Agemaduomi. Durante o evento haverá, ainda, sorteios de prêmios para noivas, comissão de formatura, expositores e debutante. Os visitantes também ganharão brindes. A entrada é gratuita. (FV)