Começam preparativos do II Salão de Pesquisa

Nesse ano as expectativas são de aumentar o número de participantes
O II Salão de Pesquisas e V Encontro de Iniciação Científica está marcado para agosto, mas a movimentação em torno de sua organização já começou. Nessa quinta-feira, 18, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPP) reuniu coordenadores para apreciação do regulamento e montagem das 13 equipes que comporão o “time” de organização. “No primeiro ano eu não tinha experiência; nesse, penso fazer subcomissões e envolver não só os coordenadores, mas professores orientadores de TCC e todos aqueles que são pesquisadores”, argumenta a pró-reitora Bernadeth Bucher. A segunda edição do salão acontecerá no período de 16 a 19 de agosto, levando em consideração ser 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Por isso os trabalhos de deverão enfocar o tema: “Ciência, Educação e Consciência Ambiental”. INSCRIÇÕES O Regulamento e o site oficial do evento ainda estão em construção, mas já está definido que cada acadêmico poderá inscrever até três trabalhos, independente de ser titular ou co-autor. Haverá exposição de banner e apresentação oral dos trabalhos, que serão publicados em periódico próprio. Para a divulgação do evento, Bernadeth pretende repetir a estratégia usada no ano passado: vai percorrer as salas de aula divulgando, principalmente aos calouros, o que é pesquisa “motivando-os para essa arte”, diz ela. CAMINHO A SER ABERTO Para a pró-reitora, a pesquisa da UNIGRAN é consistente, mas não é divulgada de forma adequada e o Salão vem justamente para ocupar essa lacuna. “A pesquisa existe, mas ainda é do professor. Ninguém sabe, tem muita coisa boa acontecendo, mas não existe aqui a cultura de divulgação junto aos pares. Muitas vezes essa divulgação é feita fora da Instituição”, diagnostica ela. “Queremos fazer nome dentro da pesquisa como instituição privada”, finaliza.(CM)