Projeto da UNIGRAN é estendido às cidades da região de Dourados

Atividades de lazer e promoção à saúde reúnem famílias a cada edição do projeto realizada pelos acadêmicos e professores da UNIGRAN
Neste ano o projeto “UNIGRAN vai à Comunidade”, que acontecia prioritariamente em Dourados, vai ser estendido à população das cidades vizinhas. O primeiro município a receber o programa será Douradina, neste sábado, (20), no período da tarde, na praça central da cidade. Em seguida será a vez de Maracaju e Deodápolis receberem a ação dos acadêmicos. A diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN, Adriana Mestriner Felipe de Melo, comenta que o projeto é uma prática constante que leva a Instituição mais perto da comunidade, contribuindo com recreação para as crianças e orientações de promoção à saúde a toda a família que participa do evento. “Nós visamos disponibilizar a informação para a população, principalmente no que diz respeito à manutenção da saúde, e ainda resgatar na comunidade a parte de entretenimento, brincadeira, jogos, promovendo assim o bem-estar”, explica a professora. O projeto, iniciado em 1997, é uma ação integrada entre os ID_CURSOs de saúde e assim, em sua maioria, oferece análises clínicas através de exames feitos no local, aferimento de pressão arterial, orientação de métodos contraceptivos, entre outras atividades, além de lazer. Para o coordenador do ID_CURSO de Educação Física e organizador da ação, Carlos Muchão, o intuito é, também, oportunizar para os alunos situações reais da sua prática profissional. “A princípio eram realizadas apenas atividades recreativas, e depois foi feita parceria com outras áreas da saúde. O projeto foi muito bem aceito pela comunidade e agora a UNIGRAN entende que é o momento de levá-lo a outros municípios”, ressalta Carlos Muchão. Em Douradina estarão presentes os ID_CURSOs de Biomedicina, Educação Física e Enfermagem. Em média a ação recebe cerca de 800 pessoas e oferece lanche aos participantes. ALDEIA BORORÓ Neste sábado (20), indígenas da aldeia Bororó também irão receber atividades recreativas da UNIGRAN vai à Comunidade, no período da tarde, no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM). O projeto é realizado com frequência na Reserva Indígena de Dourados e atende crianças e adultos das etnias Guarani, kaiwá e Terena. (RS)