Reunião define representante de Dourados para 3ª Conferência Nacional do Esporte

Nesta sexta-feira, (19), às 19h30, e sábado, (20), o dia todo, será realizada no anfiteatro da UNIGRAN reunião com profissionais, órgãos e entidades ligadas a área de Educação Física de Dourados, para avaliar a situação do esporte no município e apontar as necessidades e melhorias que podem ser feitas. Também será definido o representante a participar da 3ª Conferência Nacional do Esporte, que levará as questões apontadas no encontro municipal. Essa conferência, em que participam representantes de todas as cidades do país, é organizada pelo Ministério do Esporte a cada quatro anos e tem como objetivo extrair as necessidades e anseios dos municípios em relação ao esporte, e inserir as propostas apresentadas no planejamento plurianual. O evento acontece de 3 a 6 de junho, em Brasília. O coordenador de Educação Física da UNIGRAN, Carlos Muchão, que esteve representando Dourados na última conferência, realizada em 2006, lembra que a presença de pequenas cidades e grandes pólos chamou-lhe atenção. “Naquela época todos estavam presentes e com a oportunidade de se expressar, quanto as suas necessidades esportivas”, analisou. “Acredito que um dos pontos a ser levantados para esta edição será com relação à infraestrutura e reID_CURSOs para projetos ligados a área, para esporte de competição ou social”, apontou o coordenador, destacando a necessidade de observar o desenvolvimento da população através do esporte, com relação à qualidade de vida, e não apenas fomentar competições, que muitas vezes não beneficiam a comunidade em geral. Mato Grosso do Sul contará com a representação de 15 delegados na Conferência Nacional. Na reunião com todos os municípios será construído o Plano Decenal de Esporte e Lazer, prevendo a concretização das políticas sociais e esportivas - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre as potencias esportivas. (RS)