Egressas de Fisioterapia se destacam em aprovações de residência

Na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN acadêmicos têm aulas práticas, que contribuem para a formação generalista na área da saúde
A busca pela formação continuada levou três egressas do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN a participar do processo seletivo de residência profissional em universidades federais que oferecem especialização técnica a fisioterapeutas. A dedicação das profissionais deu a elas a aprovação em posição de destaque, já que esses ID_CURSOs oferecem poucas vagas e concentram grande concorrência. Esse é o caso da Residência Multiprofissional em Saúde, da UFMS. A egressa Alessandra Rigo Pinheiro conquistou a vaga na UFMS depois de passar por rigoroso processo de seleção. A Fisioterapia foi a profissão mais concorrida na seleção de profissionais da saúde, com 28 candidatos para duas vagas. As aulas já começaram e Alessandra vai desenvolver as atividades práticas no Hospital Universitário de Campo Grande, nas unidades de atenção a Clínica Médica e Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Pronto de Atendimento Médico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade Coronariana. O ID_CURSO dela tem como área de concentração a atenção de pacientes críticos, especializando profissionais a trabalhar em equipe, conforme proposta do Sistema Único de Saúde (SUS), pela integralidade e universalidade do atendimento. “Me sinto orgulhosa por ter conquistado essa vaga”, disse a fisioterapeuta. As colegas de Alessandra que também foram aprovadas em destaque foram às fisioterapeutas Kátia Ferreira de Almeida e Diny de Almeida, formadas no ano passado. O sucesso das acadêmicas é observado pelos professores de Fisioterapia da UNIGRAN como resposta da qualidade da formação que elas tiveram, somado a dedicação nos estudos de cada egressa. “Temos grandes profissionais de destaque no mercado de trabalho regional e no país. As aprovações dessas egressas confirmam ainda mais que os nossos alunos estão preparados a competir com qualquer universidade”, disse a coordenadora do ID_CURSO, a professora Angela Midori de Oliveira. Diny Almeida foi aprovada na residência de Fisioterapia em Gerontologia do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP). Ela irá se especializar na atenção em enfermarias e ambulatórios, de pacientes idosos com disfunções respiratórias, muscoesqueléticas e neurológicas, bem como na promoção de saúde desses pacientes. Já a fisioterapeuta Kátia Ferreira foi aprovada 3º lugar na área de UTI Neonatal, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela vai atuar com pacientes bebês. “Eu não estaria nessa especialização se na minha formação acadêmica não tivesse base e apoio oferecido por professores da UNIGRAN que tenho muito carinho”, diz a egressa. “Tenho admiração por eles [professores] serem excelentes profissionais, bem como por incentivar os acadêmicos na busca da formação continuada”, finaliza a fisioterapeuta. (FV)