Aula inaugural do Projeto ECA 2010 é neste final de semana

O projeto de extensão “Conhecendo o ECA” – Estatuto da Criança e do Adolescente – terá neste sábado aula inaugural, no anfiteatro do bloco I, às 8h. Coordenado pelo professor Robson Moraes, o projeto tem por objetivo capacitar acadêmicos dos ID_CURSOs de Direito e Serviço Social da UNIGRAN a aprofundarem o conhecimento sobre as leis do Estatuto, para levar os direitos e deveres da legislação aos alunos e professores do ensino básico da região da Grande Dourados. Durante a aula será apresentado um vídeo institucional das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos durante o ano de 2009. O conteúdo traz entrevistas e reflexões sobre a importância do projeto. Haverá também apresentação de fotos, por slide. A ideia é mostrar a essência pela qual o ECA foi criado, observando, sobretudo, que ele além de proteger, traz deveres que a criança e o adolescente têm que cumprir. Será também um momento oportuno para convidar os acadêmicos a participarem do projeto. As atividades de extensão do projeto ECA são desenvolvidas em duas etapas. No primeiro semestre os acadêmicos são preparados para fazer a análise do Estatuto e, simultaneamente, participar de palestras nas escolas como colaboradores. A partir do momento que eles ganham o conhecimento da legislação, se organizam em grupos e percorrem as escolas para trabalhar com diversos temas sócio-educacionais, voltados a juventude. No segundo semestre, os acadêmicos passam a aprofundar a discussão em assuntos específicos, como atos infracionais e reincidência juvenil. O projeto conta com a colaboração de professores de Direito da UNIGRAN e de profissionais da área jurídica, como juízes, promotores e defensores públicos. (FV)