Clínica de Odontologia retoma atendimento à população

Acadêmicos receberam treinamento para lidar com pacientes que requerem atendimento adicional
A partir de primeiro de março a Clínica de Odontologia da UNIGRAN retoma o atendimento à população. As triagens das consultas já estão sendo agendadas diretamente na Clínica ou pelo telefone 3411-4233. A novidade deste ano é o atendimento odontológico infantil, para pacientes de 5 a 14 anos. A Clínica de Odontologia integrada da UNIGRAN é uma das mais bem equipadas e modernas do país. Com mais de 40 consultórios, os atendimentos são realizados gratuitamente pelos acadêmicos dos últimos períodos, em estágio supervisionado pelos professores. Os procedimentos de extração de dentes, raspagem supra subgengivais, prevenções dentísticas restauradoras, são realizadas na Clínica de Atenção Básica. Já os tratamentos mais complexos de extração, periodontia (sistema de implantação e suporte ao dente), endodontia (tratamento de canal), dentística restauradora, estética e prótese total e removível são feitos na Clínica Odontológica Integrada II. Os consultórios odontológicos da UNIGRAN são divididos em duas clínicas. As triagens são feitas às segundas-feiras, no período da manhã. Os procedimentos clínicos foram divididos por dias da semana e horário, para melhor atender o público adulto e infantil. A população da Reserva Indígena de Dourados também tem atendimento gratuito. Por meio de parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os índios recebem atendimento na clínica e na própria aldeia, através dos consultórios portáteis volantes, levados até eles. O atendimento infantil, novidade deste ano, será realizado nas sextas-feiras, das 7h30 às 11h. Já os pacientes portadores de necessidades especiais têm atendimento garantido nas tardes de segunda-feira, os indígenas na terça, e os demais pacientes nas quintas-feiras. AULA PRÁTICA Nessa semana os acadêmicos do último ano do ID_CURSO receberam orientações para trabalharem com pacientes que requerem cuidados especiais, a exemplo dos usuários de cadeira de rodas. Professores da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN desenvolveram treinamento técnico com os acadêmicos, divididos num circuito de quatro áreas. O grupo foi dividido e os acadêmicos se revesaram em quatro estações: numa delas eles tiveram contato com medicamentos injetáveis, com simulação e aplicação de medicamentos intravenosos e intravasculares; numa outra, foi feita a simulação de parada cardio-respiratória, com exercício de ressuscitação cardio-pulmonar aplicada num manequim próprio para esse fim. Houve também a orientação para correta manipulação de cadeirantes em ambiente de consultório, visando a atuação mais humana dos profissionais e, na quarta estação os acadêmicos diScutiram o uso de medicamentos de emergência, em casos de pacientes com angina, ou em outras situações de emergência médica que podem ocorrer no tratamento odontológico de pacientes com histórico de problema de saúde. “É uma situação peculiar de acontecer, mas é importante preparar os estudantes caso venham se deparar com esse ID_TIPO de paciente durante as atividades profissionais, depois de formados”, explica o professor de Odontologia, Alcides Moreira, um dos instrutores do ID_CURSO. Os treinamentos fazem parte da disciplina de Clínica Integrada. Apoiaram o ID_CURSO a professora de fisioterapia Julice Gadani, o enfermeiro Marcelo Oliveira e os acadêmicos Ronaldo e Eduardo Miranda, de enfermagem.(FV-CM)