Projeto de TCC sai do papel e se transforma em Centro de Convenção, no Paraguai

Patrizia Cogorno apresenta o projeto ao governador Ancho, do Departamento de Amambay, e ao secretário de obras, Viviano Acosta
A cidade de Pedro Juan Caballero vai ganhar um dos mais modernos centros de convenções do interior do Paraguai. Projeto elaborado pela Arquiteta Patrizia Marques Cogorno, quando concluía a faculdade de Arquitetura e Urbanismo na UNIGRAN, em 2006, sairá do papel para depois de quatro anos se transformar em realidade. Apresentado ao governador do Departamento de Amambay, Ancho Ramirez, e ao secretário de obras, Viviano Acosta, o Centro de Convenção irá oferecer a população paraguaia instalações adequadas para a promoção de congressos e eventos sociais. Orçado em dois milhões de dólares, o formato do Centro de Convenção, conforme explica a arquiteta, será em formato de letra “A”, em homenagem a letra inicial do Departamento de Amambay, que congrega três cidades, ao qual Pedro Juan é a capital. A estrutura terá um anfiteatro principal com capacidade para aproximadamente 550 pessoas sentadas, duas salas de reuniões (120 lugares cada), restaurante para 116 pessoas sentadas, um cinema com 136 assentos e uma lan house com estrutura para 16 computadores. O projeto é tido pelo governador Ancho como um dos mais importantes da cidade de Pedro Juan, por apresentar em toda a sua logística moderna infraestrutura e por oferecer conforto para abrigar num só lugar diferentes espaços culturais. Patrizia, que atua profissionalmente há pouco mais de três anos, conta que a ideia de projetar o Centro de Convenção começou em 2006, período que ela se preparava para criar um projeto virtual de Conclusão de ID_CURSO. “Primeiramente fiz uma pesquisa de campo na cidade de Pedro Juan e constatei através das universidades, de pessoas da área de turismo e com diferentes instituições públicas e privadas, a necessidade de se implantar um ambiente de evento na capital do Departamento”, relata a arquiteta. Ela diz que somente em Pedro Juan são pelo menos seis universidades que carecem de espaço para a realização de congressos, além das três cidades de Amambay, que não oferecem ambiente de espaço cultural. Em 2006 Patrizia não teve contato com o governador daquela época e projetou o Centro de Convenção como uma proposta para suprir a escassez de um ambiente que Pedro Juan ainda não tinha. O trabalho arquitetônico foi apresentado apenas na banca de Conclusão de ID_CURSO da faculdade de Arquitetura da UNIGRAN, sendo aprovado com louvor. Somente em 2008, quando Ancho assumiu o governo de Amambay, é que a arquiteta Patrizia, já formada, apresentou o projeto a uma liderança política paraguaia. “Eu não imaginava que um dia o projeto acadêmico se transformaria em realidade. Me sinto muito feliz com isso, pois estou vendo um trabalho que criei durante a faculdade ser construído, algo que é muito difícil dentro do meio acadêmico”, observa a arquiteta. “É o reconhecimento do meu trabalho”, conclui, relatando que a sua formação profissional foi uma das melhores, contribuindo para o seu sucesso. Após concluir a faculdade na UNIGRAN Patrizia voltou para a sua cidade – Ponta Porã – onde seu pai, o engenheiro civil Geraldo Cogorno, possui escritório de engenharia. Atualmente eles trabalham juntos, embora Patrizia também atue na Secretaria Municipal de Infraesturura daquela cidade. No decorrer da sua vida profissional, a arquiteta já criou salão de eventos para a cidade de Pedro Juan, além de vários conjuntos residenciais, em parceria com o seu pai. CONSTRUÇÃO O projeto do Centro de Convenção já foi aprovado em audiência pública, correspondendo a todas as expectativas da população de Amambay, bem como das lideranças políticas. A construção será financiada pela Usina de Itaipu, sendo de responsabilidade do governo contratar uma construtora para iniciar as obras. (FV)