Aula inaugural de Agronomia discute o mercado de trabalho

Bruno Tomazini, presidente da Aeagran, falou sobre as áreas de atuação profissional e tirou dúvida dos calouros e formandos de Agronomia
Calouros e formandos da primeira turma de Agronomia da UNIGRAN tiveram aula inaugural nessa sexta-feira com o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Tomazini, que debateu com os alunos o mercado de trabalho e as áreas de atuação profissional. De acordo com a coordenadora do ID_CURSO, Raquel Bonacina Vitorino, a aula tem como objetivo ampliar a visão dos acadêmicos sobre as diferentes atuações que a profissão oferece, bem como para mostrar que as ofertas são grandes, devendo o agrônomo desenvolver sua profissão com ética e responsabilidade. Para esclarecer os acadêmicos sobre as normas e condutas que regem a profissão, Bruno Tomazini abordou as legislações que dão direitos e deveres aos agrônomos. Para ele, o mercado de trabalho oferece grandes oportunidades de emprego, devendo o profissional se dedicar à área escolhida. Como exemplo citou que o agrônomo pode atuar com vistoria e perícia, melDATA_HORAmento genético vegetal, topografia, ecologia e meio ambiente, avaliação, fitossanidade, educação, ensino, pesquisa, enfim, numa vasta área. “As opções são grandes, mas é preciso muita dedicação”, disse Bruno Tomazini. Ele alertou que a partir do momento que o profissional assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) - cadastro que traz informações sobre o agrônomo responsável pela área em atividade ou estudo -, toda a produção ou cultivo da propriedade passa a receber a garantia de controle e qualidade dos serviços prestados pelo profissional. “Nossa profissão exige muita responsabilidade, sendo sujeita a punições éticas ou processuais se ocorrer algum dano à propriedade”, disse Tomazini. Durante a aula os acadêmicos tiraram dúvidas sobre o mercado de trabalho regional, bem como sobre as competências que se exige do profissional recém-formado. O presidente da Aegran afirmou que o período de estágio universitário é uma das melhores oportunidades de desenvolver as habilidades profissionais e conseguir com mais facilidade se encaixar no mercado de trabalho. (FV)