Dicas para melDATA_HORAr o rendimento nos estudos

Rita sugere alimentos coloridos para garantir bom funcionamento do sistema nervoso
O projeto Recém-ingresso, além de acolher os novos acadêmicos, também se preocupa com o desenvolvimento do estudante no desenrolar do ID_CURSO e, por isso, dá oportunidade dele participar de oficinas especialmente pensadas para facilitar seu cotidiano acadêmico. Além da programação já desenvolvida, os ID_CURSOs de Nutrição e Psicologia prepararam dicas para que os estudantes cuidem do corpo e da mente nessa retomada de ano letivo. A coordenadora do ID_CURSO de Nutrição, Rita de Cássia D. Mendes e a psicóloga Aletéia Henklain Ferruzzi, coordenadora do ID_CURSO de Psicologia, sugerem o seguinte: Cuidando do corpo - Para o melhor rendimento de um dia, é importante que você não faça grandes refeições no horário de dormir. Realize o jantar três DATA_HORAs antes de deitar; - realize de 4 a 6 refeições por dia, para que consuma uma quantidade menor em cada refeição; isso ajuda na concentração durante os estudos; - uma alimentação colorida proporciona o consumo de vitaminas e minerais essenciais para manter o funcionamento do sistema nervoso; - quando estiver cansado, evite consumir alimentos com alta concentração de açúcar e/ ou gorduras, pois eles podem aumentar ainda mais o seu cansaço; - na DATA_HORA de estudar, não fique beliscando alimentos, deixe ao seu lado uma garrafinha de água para garantir a sua hidratação; - o café da manhã garante energia necessária para o bom rendimento das atividades diárias, realize-o ao acordar; - carregue sempre um lanchinho (fruta ou iogurte, bolacha ou barra de cereal) para consumir no intervalo das grandes refeições. Relaxando a mente - Tenha, pelo menos, oito DATA_HORAs noturnas de sono. Ele ajuda a reter as informações, além proporcionar o descanso do corpo e da mente; - crie uma rotina de estudos respeitando as suas características pessoais (ouvindo música, num lugar silencioso...); - crie hábitos e técnicas de memorização (fazendo anotações durante as aulas, escrevendo na apostila...); - faça suas atividades com antecedência para evitar o acúmulo de atividades, que gera estresse; - estude, você é capaz. Se der “o branco” na DATA_HORA da prova, pare, respire, releia as questões e você lembrará.(CM)