Calouros de Ciências Biológicas são recepcionados com trote educativo

Atividade de recepção dos calouros reuniu os veteranos e professores durante três noites com diferentes ações de integração
Os novos alunos do ID_CURSO de Ciências Biológicas da UNIGRAN iniciaram o semestre letivo com programação de aula diferenciada. Trata-se do projeto “Recepção dos calouros” que durante três noites realizou ações de integração entre alunos e professores, de debates sobre as áreas de atuação profissional e de visita às instalações da instituição. O destaque ficou com o trote educativo, atividade em que os calouros fizeram entrevistas com acadêmicos da UNIGRAN. Com a epidemia da Dengue na cidade de Dourados, os calouros receberam a tarefa de aplicar questionário aos estudantes de diferentes ID_CURSOs da instituição. A ideia era de verificar o conhecimento dos entrevistados sobre as medidas e alternativas de combate ao mosquito aedes Aegypti. As informações recolhidas se transformaram em banco de dados. As atividades de recepção aos calouros começaram com a apresentação dos professores e visita nos laboratórios de aulas práticas e de informática, biblioteca e terminais de notas. Em sala de aula, o coordenador do ID_CURSO, Vanderlei Berto Júnior, falou sobre a estrutura e funcionamento da UNIGRAN, bem como promoveu palestra sobre “O que é ser biólogo e áreas de atuação no mercado de trabalho”. A integração reuniu ainda os veteranos. Egressos do ID_CURSO foram convidados a dar depoimento, oportunidade em que eles confidenciaram com os calouros os momentos de faculdade e a importância da dedicação nos estudos. Gislaine Gomes Fonseca foi uma das profissionais que deram o depoimento. Formada em 2006, ela disse que a dedicação pela profissão inicia já no primeiro ano do ID_CURSO. “Aquele que se esforça durante as aulas e procura ser amigo dos professores com certeza terá mais oportunidades de ampliar seus conhecimentos, bem como de oportunidades de emprego”, disse a bióloga, que atualmente é técnica de laboratório de uma empresa de ração animal. A mesma ideia foi compartilha pela egressa Maria Emilia Piccolo Franco Silva. Ao concluir o ID_CURSO ela prestou provas para a seleção de mestrado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Conquistou a vaga na área de Entomologia e Conservação da Biodiversidade e em janeiro desse ano defendeu a sua dissertação, sendo aprovada com louvor. Ela quer ir mais longe e já se prepara para o doutorado. “A oportunidade de vocês está aqui dentro da UNIGRAN. Aproveitem as aulas, busquem ajuda dos professores que tudo dará certo”, disse aos calouros. Adriana Cardena é uma das novas alunas de Ciências Biológicas da UNIGRAN. Ela se identificou com a profissão ainda no ensino médio e decidiu cursar a faculdade ao perceber que as áreas de atuação são grandes e que faltam profissionais no mercado de trabalho. As ações de recepção dos calouros foram desenvolvidas pela coordenação do ID_CURSO com a colaboração dos professores de Ciências Biológicas. (FV)