SHOWTEC 2010 vira sala de aula

Experîmentos no campo e palestras enriqueceram a visita à Showtec
Consolidar o aprendizado obtido em sala de aula, por meio da visualização dos resultados práticos obtidos na aplicação dos conceitos de sistemas integrados de produção agropecuária. Com esse objetivo, os acadêmicos do ID_CURSO de Administração com Ênfase em Agronegócios da UNIGRAN participaram de aulas práticas e ao ar livre durante a realização do Showtec 2010, considerada um dos maiores eventos tecnológicos do agronegócio de Mato Grosso do Sul, que acontece anualmente em Maracaju. Supervisionados pelos professores José Ciro Teixeira, coordenador do ID_CURSO e Matheus Cortes Favaretto, os acadêmicos puderam observar in loco demonstrações de espécies de animais e de diversas cultivares de vegetais, maquinários com tecnologia de última geração, contextualizando a importância de sua utilização no setor produtivo, que está cada vez mais competitivo. ESPAÇO PARA ESTUDOS Sustentabilidade no Agronegócio, foi o tema desse ano, destacando tecnologia, diversificação e segurança frente às mudanças climáticas. Os acadêmicos participaram de palestras específicas de diversos expositores e obtiveram informações detalhadas sobre o processo evolutivo da soja, no campo de experimento, dadas pelos professores de agronegócios da UNIGRAN Euclides Maranho e Cláudio Lazarotto. Eles também puderam constatar o avanço nas pesquisas para produzirem variedades cada vez mais rentáveis e resistentes. Para o acadêmico Jacir dos Santos, a visita é de grande valia por ser possível “conhecermos como é a produção desde plantas medicinais até grandes investimentos como são as culturas anuais da soja e do milho, além da integração lavoura, pecuária e silvicultura”. Já a acadêmica Kelly Gomes Borges, que é funcionária de uma instituição financeira, observou outro viés da Feira: “aqui dá para entender porque custam tão caros os equipamentos que os agricultores compram”. ÁREAS DE ATUAÇÃO O ID_CURSO de Administração com Ênfase em Agronegócios vem formando profissionais que estão atuando em cooperativas, instituições financeiras, sindicatos rurais, casas de comercialização de insumos, agroindústrias sucroalcooleiras e de grãos, frigoríficos, setores de aves e suínos, empresas próprias e de terceiros, estabelecimentos de ensino, empresas de consultoria e de planejamento agropecuário e demais atividades inseridas no complexo do agronegócio. Para o coordenador do ID_CURSO, José Ciro Teixeira, a visita é uma oportunidade para os acadêmicos observarem a grandiosidade do agronegócio brasileiro, o portfólio de oportunidades de trabalho que o mercado proporciona e para definir o seu campo de atuação depois de formados. O professor Matheus acrescenta que “as atividades de Extensão servem para consolidar o aprendizado obtido em sala de aula, por meio da visualização dos resultados práticos da aplicação dos conceitos de sistemas integrados de produção agropecuária”.(CM)