Semestre letivo do Ensino a Distância começa com aulas ao vivo

As transmissões foram feita do Estúdio de TV Digital da UNIGRAN para o Brasil e exterior
Calouros da UNIGRAN de graduações a distância do Brasil e exterior tiveram, nessa quinta-feira (4), aula inaugural ao vivo na plataforma UNIGRAN NET. O sistema interativo possibilitou aos professores explicarem aos alunos, em tempo real, as metodologias de ensino e a facilidade de estudar em casa ou no polo de ensino para que cada estudante administre o seu tempo. Para o exterior, a aula foi realizada no período da tarde e para o Brasil, à noite. Centenas de acadêmicos acompanharam a transmissão feita do estúdio de televisão digital da UNIGRAN, local onde os professores gravam suas aulas, disponibilizadas na plataforma para os alunos assistirem em qualquer horário. A abertura das aulas foram feitas pela reitora Rosa Maria D’Amato de Déa, que explicou que os ID_CURSOs oferecidos pela UNIGRAN NET são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e os profissionais formados pelo EaD exercem as mesmas funções dos estudantes do ensino presencial. “Vocês podem ter a certeza que farão um ID_CURSO de qualidade”, frisou a reitora. Para confirmar a importância do Ensino a Distância, a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé, foi uma das convidadas a participar da aula inaugural, para comentar sobre o sucesso dos egressos do EaD, assinalando a dedicação que essa modalidade exige dos alunos. “Temos muitos casos de sucessos de alunos que hoje assumem posições importantes em empresas privadas”, disse a pró-reitora, que destacou também a aprovação de alunos em conID_CURSOs públicos e mestrados. Terezinha Bazé desmistificou a ideia que alunos do Ensino a Distância são os que não têm tempo para estudar. Pelo contrário, ela explicou que o diferencial está na organização do tempo e pelo fato do aluno desenvolver as atividades em casa. “Tudo é feito pela internet, somente a prova é presencial, no polo de cada cidade”, esclareceu. Na aula ao vivo, o diretor do Ensino a Distância, Marcelo Ioris Koche, e o coordenador de informática, Adriano Câmara, apresentaram aos calouros a plataforma que será utilizada como guia de estudo. Pelo sistema UNIGRAN NET eles vão receber os exercícios, enviar perguntas ao professor, discutir as disciplinas via chat e interagir com os demais colegas de sala de aula do país e do exterior. No Ensino a Distância da UNIGRAN os acadêmicos têm excelentes ferramentas de auxílio nos estudos, como as bibliotecas virtuais. Todas as aulas estão disponíveis na plataforma de ensino via internet e os alunos ainda recebem guias de estudo impressos. (FV)