Egressa de Nutrição é aprovada para residência no HU

Mariana Justino irá atuar em atividades focadas em áreas de Atenção Cardiovascular e Saúde Indígena
Mesmo competindo com profissionais formados há quase dois anos, o primeiro lugar na prova de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU) de Dourados, foi alcançado pela egressa do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, Mariana Justino Masugossa. Aos vinte e um anos, formada no final de 2009, Mariana comemora o sucesso em seu primeiro conID_CURSO público e já faz planos para depois da residência em regime de tempo integral (incluindo plantões), perfazendo um total de 5760 DATA_HORAs no período de dois anos. “Meu sonho é fazer um mestrado e poder dar aula”, afirma a aprovada. Perfil de estudiosa ela já provou que tem, pois ao ser questionada a que atribuía o sucesso da aprovação logo na primeira disputa, não hesitou para responder: “[a aprovação] foi resultado do processo dos quatro anos de estudo. Não tivemos tempo para nos preparar, as coisas foram muito rápidas. Foi pelo processo educacional, procurei ler livros, artigos durante a graduação, como os professores nos indicaram”, creditando ao ID_CURSO preparação suficiente para a aprovação no conID_CURSO, sem estudos preparatórios, já que o edital foi aberto no final de dezembro e a prova aconteceu em janeiro. PRÁTICA HOSPITALAR INOVADORA A Residência Multiprofissional em Saúde é um programa de educação em serviço de forma integrada das diferentes áreas do conhecimento: Enfermagem, Nutrição e Psicologia, com atividades focadas nas áreas de “Atenção Cardiovascular” e “Saúde Indígena”. Mariana assinala que o nutricionista é fundamental para recuperação de doenças, cuidando da alimentação do paciente. “Na verdade, sempre foi preciso ter um nutricionista no hospital, só não abriam vagas. Hoje, já se vê que há necessidade desse profissional no mercado porque ele é o mais qualificado parta cuidar da alimentação e da dietoterapia de pacientes”, considera Mariana. A egressa comemora, também, o fato de estar recebendo um salário para fazer especialização numa área que é muito nova em Dourados – ela trabalhará com “Atenção Cardiovascular”. (CM)