Oficina atualiza e motiva gestores para 2010

O evento coordenado pela pró-reitora Terezinha Bazé contou com a participação dos coordenadores dos ID_CURSOs de graduação da UNIGRAN
Manter gestores atualizados e motivados é prática do cotidiano das corporações contemporâneas. Nesse sentido, pelo segundo ano consecutivo, a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN realiza formação continuada para coordenadores antes do início do ano letivo. A oficina aconteceu no dia 20, no anfiteatro da Instituição, e contou com a participação de gestores de faculdades e de ID_CURSOs, sob a coordenação da pró-reitora Terezinha Bazé de Lima. Para a pró-reitora a formação continuada trata de questões necessárias para continuar trabalhando a meta contida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é a qualidade do ensino oferecido. Ela enfatiza a missão da UNIGRAN de formar profissionais para o desenvolvimento sustentável da região e do país. “O grande eixo é a qualidade dessa formação profissional e, junto com ela, temos que atrelar o desempenho das funções dos gestores desses ID_CURSOs, com intuito de cumprir com o princípio da qualidade do atendimento a essa comunidade e assegurar o desempenho eficaz do que está proposto no projeto pedagógico do ID_CURSO”, diz. Os novatos que participaram do evento fizeram uma avaliação positiva da formação continuada. Para a professora Miriam Brum Arguelho Aguiar, que assume esse ano a coordenação do ID_CURSO de Pedagogia, “o encontro foi muito enriquecedor porque passou uma visão ampla e geral do funcionamento da Instituição e as metodologias aplicadas na avaliação que é parte fundamental do trabalho e também deu uma visão geral de como se pretende trabalhar, pra mim foi uma experiência enriquecedora.” Já o novo coordenador do ID_CURSO de Tecnologia em Produção Agrícola, Fábio Régis de Souza, assinala a importância da troca de experiências com os colegas que o encontro proporcionou. “Com a experiência dos outros coordenadores poderei aprender, ter um desempenho satisfatório. Compartilhar ideias e experiências vai me auxiliar nesse novo desafio”, considera. Performance Segundo Terezinha Bazé, os reflexos da formação continuada podem ser mensurados pela avaliação dos acadêmicos, quando ele atribui competência ao coordenador e assinala que o gestor trata sobre o mercado de trabalho no qual ele [acadêmico] será colocado. A pró-reitora refere-se aos resultados da Avaliação Institucional mostrando o perfil dos acadêmicos e sua avaliação da instituição, apresentados pela professora Maria Alice Fernandes durante a oficina. “Uma coisa que acho positiva é que o nosso coordenador tem um tempo de permanência no ID_CURSO e pode se auto-avaliar. Esse é o crescimento, a cada ano, do trabalho que ele vem realizando. Eles [coordenadores] têm apoiado e aplaudido a formação continuada: esse momento em que paramos para nossos estudos e trocas de experiências”, assinala a pró-reitora, destacando que a roda de conversa com a secretária acadêmica, Nilse Marli Schueurer Candido, para tirar dúvidas, também foi de grande importância. (CM)