Análise clínicas e ambientais são áreas de atuação da Biomedicina

Análises clínicas e ambientais fazem parte da rotina do profissional biomédico
Uma profissão inovadora com importante destaque no campo da pesquisa, diagnóstico e análises laboratoriais. A biomedicina é uma das carreiras na área da saúde que mais têm se expandido pelo país, sendo um dos ID_CURSOs mais concorridos nos vestibulares. Com duas habilitações – análises clínicas e análises ambientais – a UNIGRAN inova o ensino generalista do biomédico em Mato Grosso do Sul, sendo a única instituição a oferecer duas grandes áreas de formação. Para o vestibular da UNIGRAN, com provas marcadas para 30 de janeiro, a Biomedicina é uma das áreas de destaque entre os dez ID_CURSOs oferecidos somente na área da saúde. Embora a profissão do biomédico seja antiga, criada em 1966, a atuação desse profissional não é tão conhecida pela população. Mais uma coisa é certa: a carreira é promissora e demanda de profissionais para atuar nas crescentes oportunidades que a saúde oferece. As oportunidades de se encaixar no mercado de trabalho são grandes, devido à formação generalista do profissional, conforme explica a professora doutora Valdelice Burgos, coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN. Em instituições públicas ou privadas, de acordo com a professora, o biomédico planeja e executa pesquisas básicas e aprofundadas. Já nos laboratórios de análises clínicas e ambientais, realiza coletas e análises, assumindo a responsabilidade técnica sobre os laudos e pareceres. O mercado para esse profissional é bastante amplo e tende a crescer. Essa constatação é conferida pela biomédica Laura de Farias Ravagnani, formada em 2007 na UNIGRAN. Logo que se formou, Laura passou a trabalhar num laboratório privado de análises clínicas. Isso lhe despertou o interesse de aprofundar os estudos técnicos e científicos. “Em março desse ano concluo pós-graduação em Biologia Molecular, em São Paulo. Com isso, poderei ampliar ainda mais a minha atuação em áreas como a de reprodução humana, na qual tenho muito interesse”, disse a biomédica. Além das análises clínicas o biomédico pode atuar em pesquisa e docência. Na UNIGRAN, por exemplo, com a também habilitação em análises ambientais, a empregabilidade torna-se ainda maior. “O profissional nessa área será responsável por tudo aquilo que envolve saneamento em geral, o meio ambiente, como o ar, a água e o solo”, frisa a professora Valdelice Burgos. CONCEITO Implantado em 2001 na UNIGRAN, o ID_CURSO de Biomedicina é pioneiro em Mato Grosso do Sul e está consolidado entre os campos de maior destaque na área da saúde. Graças ao ensino generalista e inovador, somado ao forte desempenho de aulas teóricas e práticas, o ID_CURSO é avaliado com o conceito quatro pelo Ministério da Educação, numa escala que vai de zero a cinco. Isso representa, segundo a coordenadora do ID_CURSO, que a UNIGRAN mantém o rigor científico e intelectual na formação do acadêmico, sempre adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais do ID_CURSO de Biomedicina. O reconhecimento da grande participação dos estudantes e professores, bem como dos serviços prestados pelo ID_CURSO à comunidade, é destaque na região sul do estado, com entrega anual de mais de dez mil exames laboratoriais. A Biomedicina da UNIGRAN é referência em análises clínicas, por realizar mais de 40 ID_TIPOs de exames na área da saúde, todos gratuitos. (FV)