Projeto EJA da UNIGRAN forma 73 alunos

Formandos exibem com o orgulho os certificados de conclusão de ID_CURSO das series iniciais do Programa de Jovens e Adultos da UNIGRAN
O Programa de Educação de Jovens e Adultos da UNIGRAN, em parceria com instituições de Dourados, certificou 73 formandos do ano letivo 2009. Em sua maioria, são pessoas acima dos 40 anos que depois de muita dedicação receberam os certificados de conclusão escolar da primeira etapa das séries iniciais, o de alfabetização e letramento. Em ritmo de festa, os formandos estiveram acompanhados de seus familiares que prestigiaram a cerimônia de formatura, na UNIGRAN. O EJA é coordenado pela Faculdade de Educação e pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN que há 20 anos atua na comunidade douradense oferecendo alfabetização à população que não teve a oportunidade de frequentar os bancos escolares. Para facilitar o acesso dos alunos até a unidade escolar, a UNIGRAN faz parceria com instituições em diferentes regiões da cidade. As atividades letivas foram realizadas neste ano em sete pólos de ensino. Depois de frequentar as aulas por quase um ano, a chegada da formatura era muito esperada pelos alunos, que cheios de orgulho mostraram aos familiares que agora podem ver o mundo de uma forma diferente, menos desembaraçado. O emaranhado de letras e palavras nas ruas, livros e nos documentos pessoais passou a ter significado depois que aprenderam a ler e escrever. Com aulas de História, Geografia, Matemática, Letras, além da produção de cartas e textos e debates em temas relacionados ao mercado de trabalho, meio ambiente e economia solidária, os alunos do EJA são assistidos por acadêmicos monitores da Faculdade de Educação que doam parte do tempo a ensinar as pessoas não alfabetizadas. São desenvolvidos ainda trabalhos manuais de artesanato. Neste ano essa atividade foi feita pela monitora Marilza dos Santos Neves, acadêmica do ID_CURSO de Artes Visuais. As atividades nas salas de aula do EJA são desenvolvidas e preparadas pelos acadêmicos de Pedagogia, com a supervisão dos professores da UNIGRAN. Rubens Di Dio, pró-reitor de Administração é um dos parceiros do EJA com o pólo “Loja Seres 9”. Na cerimônia da entrega dos certificados ele ressaltou a importância de interligar o ensino universitário com a comunidade. “São ações educativas e sociais que unem o ensino, a pesquisa e extensão, que são áreas de atuação das universidades. A UNIGRAN, com o EJA, vem desenvolvendo um grande trabalho de alfabetização. Além disso, temos vários outros projetos na área da saúde, lazer e educação”, destacou o professor, reafirmando o compromisso social da UNIGRAN por meio da forte atuação dos ID_CURSOs da instituição em prol da melhoria da qualidade de vida da população. A professora Márcia Rita Malheiros, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia, fez a entrega dos certificados e aproveitou para agradecer aos parceiros (pólos) que abrigaram as aulas letivas do EJA 2009, bem como os monitores e a professora colaboradora Elizabete Velter Borges. Foram parceiros os pólos Rotary Clube Dourados, Loja Maçônica Seres 9, Escola Municipal Etalívio Penzo, empresa Rima Ambiental, Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, Clube de Mães do Canaã I e Seminário Batista Ana Wollerman. (FV)