Amigo do Índio fecha com ID_CURSOs programação de 2009 nos Núcleos da UNIGRAN

Presente diariamente nas aldeias, AmI retomará às ações em 2010, fomentando a educação, a arte e acultura indígenas de Dourados.
A organização social Amigo do Índio (AmI), parceira da UNIGRAN nas ações comunitárias das Aldeias de Dourados, realiza nesta semana quatro ID_CURSOs artesanais voltados para as mulheres indígenas, dentro do programa de ações sociais de 2009. Até quinta-feira (17), serão oferecidas as oficinas de fabricação de pães e bolos e de sabão e detergentes, na Aldeia Bororó, com as professoras Odinéia Vieira e Luzia Verá. Os ID_CURSOs são gratuitos e têm como objetivo o fortalecimento da economia familiar. Já na Aldeia Jaguapiru, a programação de encerramento das atividades começou sábado, com a tarde de recreação e lazer promovida pela AmI, em conjunto com empresas parceiras das ações sociais naquela comunidade. Nesta segunda-feira, tem início uma oficina de música, com o rapper douradense Higor Vieira, do Grupo Fase Terminal. A oficina faz parte do projeto Conexão Hip Hop, que é promovido pela UFGD, IDAC (Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura, e da Central Única das Favelas de MS. Os Núcleos de Atividades Múltiplas da UNIGRAN nas comunidades indígenas funcionam o ano todo, oferecendo escolinhas de futebol, vôlei e atletismo, oficinas de arte e cultura, educação recreativa, reforço escolar para crianças e adolescentes e, para os jovens e adultos, programas de alfabetização bilíngüe, ID_CURSOs artesanais e de capacitação profissional, como os de computação e até de música. Estudantes índios e não-índios e professores da UNIGRAN formam a maior parte do voluntariado que atua na realização dos projetos, junto com o pessoal permanente da AmI.