Acadêmica de Pedagogia a distância ganha o Prêmio Professor Cidadão

Jornal Mogi News traz Claudinéia Galocha (dir.), na entrega do prêmio, junto do presidente da Ciesp e prof. colocadas no segundo e terceiro lugares
Ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola com o mérito de “Professor Cidadão”. Foi assim que aconteceu com a acadêmica Claudinéia Galocha, do pólo do Ensino a Distância da UNIGRAN de Mogi das Cruzes (SP). Ela conclui neste mês de dezembro o ID_CURSO de Pedagogia e teve o seu trabalho de Conclusão de ID_CURSO reconhecido na entrega da quinta edição do Prêmio Grupo Mogi News Professor Cidadão, que visa identificar experiências de ensino-aprendizagem que versem para uma educação que promova a cidadania. Claudinéia começou, no início do ano passado, a pesquisar os hábitos alimentares das crianças de 0 a 4 anos de idade, do Centro de Convivência Infantil “Ignês Maria de Moraes Pettená”, em Mogi das Cruzes. Há cinco anos, ela atua no setor de merenda dessa escola e sempre percebeu que a introdução de legumes só era possível quando picado em tamanho bem pequeno. Verdura também era difícil de ser aceita pelos alunos. Tudo começou com o envio de um projeto à direção do Centro Infantil, para estudo e introdução do “cardápio verde” de forma diferenciada na merenda das crianças. Como o projeto era de grande valia, logo foi aprovado, e Claudinéia passou a pesquisar o habito alimentar, iniciando com aplicação de questionário junto à família dos estudantes. Como a educação alimentar começa em casa, a acadêmica detectou que as crianças pouco tinham contato com legumes e verduras. Surgiu então a ideia de trabalhar com esses alimentos de forma lúdica. Através de teatro e contos infantis, a acadêmica levou para a sala de aula os alimentos verdes pouco utilizados pelos merendeiros. As crianças puderam conferir a textura, peso, aroma e formato, de cada alimento. E assim, aos poucos, elas começaram a pegar o gosto pelas verduras e legumes. Claudinéia não introduziu nenhum alimento no cardápio, que é preparado por nutricionistas do Departamento de Merenda de Mogi das Cruzes. A diferença é que a acadêmica não precisou mais “esconder” os alimentos verdes. “O que eu fiz foi um trabalho de ação pedagógica no sentido de levar as crianças a aceitar mais esses alimentos”, conta a formanda em Pedagogia. Orientada pela professora Perla Loureiro, ela passou a realizar o trabalho de Conclusão de ID_CURSO (TCC) conforme desenvolvia as ações da merenda escolar do Centro de Convivência Infantil Ignês Maria de Moraes Pettená. Além do cardápio verde, pesquisou também a introdução do açúcar e do consumo de doces e guloseimas no cotidiano das crianças. O projeto deu tão certo que envolveu os pais dos alunos, que passaram a educar melhor os filhos no hábito alimentar, segundo a autora. Envolveu também toda a comunidade escolar que conheceu os valores nutricionais do cardápio verde. Cada faixa etária das crianças recebeu então uma alimentação adequada, de acordo com a idade. A supervisão de alimentação municipal de Mogi das Cruzes chegou a reconhecer que os alunos do Centro Infantil onde Claudinéia trabalha são o que mais consumem frutas, verduras e legumes. A conclusão do TCC pontuou que por meio de ações pedagógicas a criança aprende a importância de uma alimentação saudável sem imposição. Ainda aprende de forma lúdica e atraente que os alimentos são importantes para crescer com saúde, para ter mais energia e disposição de brincar. “O ID_CURSO de Pedagogia me ensinou a ser pesquisadora, sendo importante na fundamentação do meu projeto, de fazer análise crítica das leituras em estudo, bem como avaliar a aprendizagem dos alunos e de me avaliar”, relata a formanda. PRÊMIO O Prêmio Grupo Mogi News Professor Cidadão é uma realização dos jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê, que valoriza a atuação dos professores em práticas educativas que visem atitudes positivas para a educação. De 104 projetos inscritos, 30 foram premiados em dez categorias, com destaque, é claro, para os dez primeiros lugares, inovadores, colocados em prática dentro da sala de aula no ano de 2009 e que fizeram a diferença. Na categoria Educação Infantil, Claudinéia Galocha conquistou o primeiro lugar. Ela recebeu o prêmio das mãos do diretor-regional titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Alto Tietê (Ciesp), Milton Sobrosa. (FV)