ENEM deverá ser feito duas vezes em 2010

O Estado de São Paulo - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser feito em 2010 duas vezes por ano. Segundo o Estado apurou, a primeira prova seria realizada em abril ou maio e a segunda, em outubro ou novembro. Os alunos poderiam participar dos exames quantas vezes quiserem. A nota mais alta seria considerada para seleção nas universidades que usarem o Enem. Além disso, a pontuação poderia ser utilizada em processos seletivos por um prazo de dois anos. Neste ano, 25 universidades federais substituíram seus vestibulares pelo exame. A primeira edição do Enem em 2010 serviria também para ocupar vagas oferecidas pelas universidades no segundo semestre, funcionando como um vestibular de meio de ano. A ideia de fazer duas edições durante o ano já havia aparecido na divulgação das mudanças da prova em maio. Porém, depois do vazamento do exame, em outubro, não havia confirmação de que isso ocorreria já em 2010. O único impedimento que ainda existe para o exame de abril/maio é a contratação da empresa que fará sua organização e aplicação. O ministro da Educação, Fernando Haddad, quer que o Tribunal de Contas da União (TCU) libere o MEC de fazer licitações para esse serviço. Como o Estado informou no mês passado, Haddad defende que seja criada uma espécie de "Fuvest do MEC". Essa entidade seria o Centro de Seleção (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB), uma instituição pública já ligada ao governo federal. A prova que terminou ontem foi realizada pelo Cespe e a Cesgranrio, num consórcio chamado às pressas depois do vazamento do exame. A intenção do governo é a de que, no próximos dois ou três anos, a adesão de federais seja completa e que outras instituições, privadas ou públicas, também passem a usar a nota do Enem. Nos EUA, os candidatos a vagas no ensino superior podem fazer o SAT (Scholastic Assessment Test) várias vezes ao ano e aproveitar sua melhor nota para seleção. O exame americano foi uma inspiração para a reformulação do Enem. O número de questões aumentou neste ano de 63 para 180 e, segundo professores, a prova passou a cobrar mais conteúdo. (Renata Cafardo)