Árvore de Natal evoca o consumo racional, no Núcleo de Psicologia

Mayara Gomes (esq.) e Juliana Treuherz destacam significado da árvore natalina, feita com copos de plástico e alta qualidade artesanal
Conscientização ambiental que vira arte. Para comemorar o Natal e ajudar a mudar uma situação de desperdício, estagiários, pacientes e funcionários do Núcleo de Psicologia da UNIGRAN fizeram uma árvore natalina utilizando copos de água descartáveis. A proposta é mostrar possibilidades de uso consciente dos copos e maneiras de reaproveitar materiais usados. A ideia de fazer a árvore partiu da estagiária Mayara Zanchet Gomes, com apoio da professora Juliana Simczak Treuherz, psicóloga do Núcleo da UNIGRAN. Para ela, o consumo de copos de plástico é irracional. “Percebemos que tinham muitos copos no lixo e vi que as pessoas usam vários copos por período”, disse Mayara. Para ela, todos deveriam utilizar apenas um copo, em seu turno, poupando o meio ambiente e, até mesmo, o desperdício. A partir dessa proposta, a estagiária resolveu fazer uma árvore de Natal com os copos utilizados no Núcleo. O material necessário para a confecção foi recolhido em apenas dois dias. A acadêmica ganhou um suporte de ferro e com a ajuda de toda a comunidade do Núcleo de Psicologia, para monta a estrutura da árvore. Os copos foram pintados com spray de tinta e, como acabamento, laços e bolas foram acrescentados. Para Mayara, os objetivos da árvore natalina foram alcançados. “Todo mundo agora para e fala: olha o tanto de copo que a gente usa, depois da árvore observamos que o pessoal começou a ficar com seu copinho, algumas pessoas que ficam aqui o dia inteiro se conscientizaram já”, disse. A estagiária acredita que a iniciativa é positiva e estimulante, conta até que pacientes levam a família para ver o resultado da conscientização ambiental. “Lógico que a gente não atingiu cem por cento, mas o pouco já faz efeito, eu acho que é de pouquinho que a gente faz alguma coisa para melDATA_HORAr”, finalizou Mayara. (MC)