Profissionais debatem a Educação Infantil na UNIGRAN

Professora Márcia Rita Falheiros foi uma das palestrantes que participaram da mesa-redonda “As concepções da Educação Infantil”, nesta quinta-feira
A formação dos profissionais da educação infantil e os pilares de qualidade de ensino para atuação em 2010. Essas são as temáticas que foram tratadas no I Simpósio de Educação Infantil de Dourados, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e a UNIGRAN. O evento que teve abertura na noite de quarta-feira, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, tem extensa programação de palestras e oficinas na UNIGRAN. Com a participação de profissionais da pedagogia, o Simpósio traz em debate os eixos temáticos da formação de professores, práticas pedagógicas, higiene, cuidados para bebês e estimulação, e a sexualidade infantil. A pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé, que coordena o simpósio em conjunto a professora Clara Mariza de Oliveira, da Secretaria de Municipal de Educação, diz que a qualidade de ensino é um conceito a ser construído e que pode ser melDATA_HORAdo. Ela foi uma das conferencistas que participou da mesa de debates “As concepções da Educação Infantil”, na quinta-feira. A professora destaca que em termos de qualificação do corpo docente Dourados está num patamar considerado muito bom, com 80% dos professores que atuam nos Centros de Educação Infantis (Ceins) terem o Ensino Superior. Muitos deles têm inclusive pós-graduação. A programação do Simpósio se encerra na sexta feira à tarde, dia 27. O espaço da Educação Infantil permite ocupar outros papeis, que de acordo com a professora Bazé, desenvolve a capacidade de viver em grupo. Mas para que isso aconteça de forma a alcançar todas as crianças em idade escolar, é preciso criar políticas públicas para ampliar o acesso a Educação Infantil, com garantias de qualidade de ensino. Terezinha Bazé chamou atenção dos professores, durante a palestra, que estudos têm demonstrado que a Educação Infantil Escolar é um mecanismo eficiente para conciliar à família e o trabalho, além de possibilitar o pai e a mãe da criança a trabalhar, permitindo, assim, a inserção da mulher no mercado profissional. Ainda na mesma temática – as concepções da educação infantil – a coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN, Márcia Rita Leite Malheiros participou da mesa de debates que também contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Marlene Elisabete Ribeiro Dias. Márcia Rita abordou o papel do docente enquanto educador. Segundo ela, a Educação Infantil é um importante espaço para a criança desenvolver suas linguagens que será utilizada na construção da vida pessoal enquanto cidadã. Os jogos, as brincadeiras, ajudam no desenvolvimento sadio da formação educacional, que para alcançar seus objetivos deve ser acompanhado por um profissional, enfatiza a professora, alertando não ser uma etapa a ser desenvolvida por cuidadores, e sim por educadores, como o pedagogo. O Simpósio de Educação Infantil é um espaço de debates e trocas de experiências entre profissionais e pesquisadores. Nas oficinas, por exemplo, práticas pedagógicas em diferentes temáticas como a estimulação dos bebês brincando, cuidados básicos na educação infantil, orientação de alimentação, educação física para crianças e educação para o trânsito são apresentadas por professores mestres e doutores da UNIGRAN e UFGD, bem como de profissionais da Secretaria Municipal de Educação. (FV)