Acadêmicos expõem projetos de pesquisa em jornalismo, no colóquio da Sincom

Estudantes fizeram as apresentações dos temas de suas monografias no encerramento da Semana de Jornalismo, na sexta-feira.
O IV Colóquio de Comunicação encerrou a Sincom – Semana Integrada de Comunicação. O evento contou com apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos de jornalismo e publicidade. Artigos científicos, projetos experimentais, monografias e projetos de monografias foram os eixos que tiveram trabalhos inscritos para serem apresentados no colóquio. Elaborar o projeto e apresentá-lo foi uma experiência nova para os acadêmicos do sexto semestre de Jornalismo. “Ainda estou meio assustado com esse negócio de pré-projeto de monografia, estou fazendo o meu, mas não tenho aquela certeza se está no caminho”, disse o estudante José Carlos Santos. No entanto, depois da apresentação dos trabalhos o coordenador do ID_CURSO e professor da disciplina de Pesquisa em Comunicação avaliou positivamente todas as apresentações. Ao final, os acadêmicos já estavam mais tranqüilos. “Achei que o “bicho fosse pegar”, mas o Bruno deixou a gente a vontade”, avaliou Santos. Para a elaboração da pesquisa dos projetos de monografia, o rádio e os veículos digitais foram os mais escolhidos pelos estudantes de jornalismo. Rogério Vidmantas, por exemplo, escolheu falar sobre rádio comunitária. “Porque é aberta a comunidade e trabalha com o voluntário, o que pode acabar sendo um campo de atuação para aqueles que acabam de sair da faculdade e precisam ganhar experiência, em contrapartida ajudam na produção local”, explicou. Já o acadêmico Rennan Nucci optou pelo jornalismo digital. “A internet é a nova tendência da comunicação, está em processo de construção”, disse. Independentemente do tema escolhido, a troca de informações foi positiva. “Os alunos acompanham o desenvolvimento dos trabalhos de seus colegas e podem trocar ideias que podem ajudá-los na construção do conhecimento em suas áreas de interesse”, avaliou o aluno Paulo Radamés. (Clarissa Josgrilberg)