Liberdade e responsabilidade social são enfatizadas na abertura da Sincom-2009

Semana de Jornalismo e Publicidade da UNIGRAN, aberta nesta segunda-feira, tem como temáticas a tecnologia e a comunicação.
A Coordenação dos ID_CURSOs de Jornalismo e de Publicidade e Marketing promoveu ontem a abertura solene da III Semana Integrada de Comunicação da UNIGRAN, a Sincom 2009, que é realizada paralelamente à III Mostra de Projetos Experimentais dos alunos dos dois ID_CURSOs e ao IV Colóquio de Comunicação. Até sexta-feira, 20, acadêmicos, profissionais e estudantes do ensino médio estarão discutindo tecnologias de mídia e de produção gráfica e comunicação, nas oficinas e mesas redondas do evento, que acontecem de tarde e à noite. Na abertura, o diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis, professor Marcelo Ioris Koche, falou sobre a importância das temáticas da Sincom 2009. Ele observa que a acessibilidade aos modernos reID_CURSOs tecnológicos dá aos profissionais da comunicação maior liberdade de produção e veiculação de notícias e de publicidade. Mas ela pode ser cerceada. O professor lembrou que ambas as profissões são marcadas pela luta em favor da liberdade de expressão, conquista que deve ser defendida por jornalistas e publicitários da nova geração. “Vocês nunca devem abrir mão da liberdade que seus anteriores conquistaram, de forma nenhuma, porque foi uma luta muito grande dessas pessoas, no tempo da ditadura, mas devem sempre usar essa liberdade com responsabilidade”, ressalvou Koche. Cada vez mais presentes nas casas das famílias brasileiras, por intermédio do rádio, da TV, dos jornais e da internet, para ele, os jornalistas e publicitários criam tendências e podem até influenciar comportamentos. Por isso, o professor chamou a atenção também para a responsabilidade social da profissão. O coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação, professor Bruno Barreto, também falou da responsabilidade profissional e do compromisso da UNIGRAN com a formação crítica, não só dos profissionais, mas também da comunidade. Ele enfatizou que a Semana de Comunicação da Instituição é aberta à participação do público – neste ano, há um direcionamento especial para alunos do ensino médio –, a fim de que as pessoas entendam melhor o que são e como funcionam os veículos de comunicação, e possam exigir deles qualidade e responsabilidade. “Nós sempre tivemos a preocupação trazer a comunidade para a universidade, e não ficarmos discutindo apenas entre os professores, entre os alunos; nós somos o primeiro ID_CURSO de Jornalismo da cidade e, com isso, temos um compromisso social muito grande com a comunidade onde nós estamos inseridos, principalmente, na questão da formação de pessoas críticas, que cobrem os veículos de comunicação, que entendam como esses veículos funcionam e sejam mais esclarecidas”, enfatizou Bruno Barreto, que falou também da complexidade da mídia local e das dificuldades que os profissionais enfrentam em Dourados e região. A mesa de convidados foi composta ainda pelo presidente do Centro Acadêmico de Comunicação da UNIGRAN, Kadwéu de Mattos, e pelos palestrantes da noite, o jornalista da Agência Estado Gustavo Porto, a professora de pós-graduação em Publicidade e Marketing Ana Cristina Martins, e o sócio-diretor da Lobo Design, empresa douradense de tecnologia da informação, Patrick Negri. O poeta Emmanuel Marinho fez uma performance, na parte cultural da cerimônia. (JR)