Estudantes e profissionais recebem formação de Libras, na UNIGRAN

Primeira turma do módulo básico de libras se formou neste mês. Novas turmas serão formadas em 2010, nos níveis intermediário e básico.
A UNIGRAN formou, neste mês de novembro, a primeira turma do ID_CURSO básico de libras. Mais de 60 participantes receberam o certificado de conclusão de ID_CURSO pelo aprendizado da linguagem de sinais dos surdos, oferecido pela Faculdade de Educação da Instituição. Nesta etapa participaram acadêmicos e funcionários da UNIGRAN, de diferentes ID_CURSOs e setores, bem como estudantes de outras instituições. Acolher os diferentes públicos para dentro da universidade é uma das responsabilidades sociais da UNIGRAN. E foi pensando na importância de trabalhar e atender a pessoa surda que a instituição promoveu o ID_CURSO de libras, para melhor preparar seus funcionários e acadêmicos na comunicação e atenção aos surdos. A pedagoga Marlene Paula Piovezani, professora da UNIGRAN, foi a instrutora da aula de Libras. Durante cinco meses ela desenvolveu deferentes atividades para que os participantes desenvolvessem habilidades na comunicação de sinais. Os estudantes foram divididos em três turmas, com aulas uma vez na semana. Foram 80 DATA_HORAs de ID_CURSO. Em sala de aula os alunos estudaram em grupos e individual e tiveram a oportunidade de se comunicar com pessoas surdas. “É no contato com os surdos que se aprende melhor a linguagem de sinais”, disse a professora, destacando a importância de preparar os funcionários e os futuros profissionais para atender as pessoas surdas. Fazer com que mais pessoas aprendam a linguagem de sinais é a meta do próprio Ministério da Educação. Nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados, por exemplo, o professor interprete de Libras toma 15 minutos no final da aula para ensinar a linguagem de sinais às crianças não surdas. No início do ano que vem a UNIGRAN dará continuidade no ID_CURSO de Libras, com o módulo intermediário aos alunos que recém se formaram, como também com um novo ID_CURSO básico, para as pessoas interessadas a aprender a línguas de sinais. (JR-FV)